Centro de Interpretação da Pateira de Frossos comemora um ano de vida

Data:

Este sábado, dia 22, o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, um espaço lúdico de promoção de atividades de educação ambiental e de descoberta da natureza, em Albergaria-a-Velha, comemora o seu primeiro aniversário e está de portas abertas, a partir das 15h, com atividades e oficinas gratuitas.

Localizado no coração da Vila de Frossos, e a uma escassa distância da Pateira de Frossos – área protegida integrada em Rede Natura 2000 -, o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos promoveu neste primeiro ano de vida várias atividades, como passeios interpretativos, percursos pedestres, oficinas e exposições, envolvendo os participantes na salvaguarda e proteção da Pateira de Frossos.

A Pateira de Frossos é um “tesouro” ao nível da biodiversidade com mais de 150 espécies de flora e cerca de 200 espécies de vertebrados, incluindo espécies raras, protegidas e endemismos ibéricos.

Na flora, destacam-se o polígono-anfíbio, em vias de extinção, a clematite, endémica da Península Ibérica, e os conjuntos florestais com carvalho-alvarinho, salgueiros e amieiros. Na fauna, registam-se invertebrados protegidos, como a vaca-loura e a libélula-esmeralda, uma vasta comunidade de anfíbios, répteis e mamíferos elusivos, como a lontra, a gineta e o texugo. A avifauna abundante e diversificada atrai, ao longo do ano, centenas de observadores e aficionados. Os registos regulares incluem a íbis-preta, a águia-pesqueira, o peneireiro-cinzento, a garça-branca-grande, o frango-d’água, o colhereiro e numerosos passeriformes.

Esta riqueza cultural, paisagística e biológica, torna a Pateira de Frossos num lugar de excelência para o recreio, o turismo de natureza, o turismo científico e a pedagogia outdoor.

Até junho, o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos apresenta três propostas. No dia 14 de maio, às 9h, no âmbito da “Semana das Espécies Invasoras 2023: Portugal & Espanha”, realiza um passeio interpretativo, onde os participantes podem aprender a distinguir as espécies autóctones das espécies exóticas invasoras e a fazer a sua georreferenciação. No dia 20 de maio, a partir das 15h, celebra o Dia Mundial das Abelhas e o Dia Internacional do Chá, com uma oficina de infusões com plantas locais. No dia 17 de junho o Workshop “Gastronomia Sustentável” partilha receitas e dicas práticas para uma alimentação saudável e sustentável.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Egas Moniz em Estarreja

O programa de comemoração dos 150 anos do nascimento...

Modernizar o comércio local em Albergaria

O Município de Albergaria avança com o "Bairro Comercial...

Feriado Municipal dias 19 e 20 de Maio no Souto do Rio

O Feriado Municipal de Águeda vai ser assinalado nos...

1.º Fórum da Plataforma Nacional de Turismo 

A Universidade de Aveiro recebeu hoje o 1.º Fórum da...
Send this to a friend