Comunicados Santa Maria da Feira

30 anos de Município Educador celebrados com diversas iniciativas

O Dia Internacional das Cidades Educadoras celebra-se a 30 de novembro e, aliado ao 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras, o Município de Santa Maria da Feira celebra a efeméride com um plano recheado que inclui uma instalação artística no jardim do antigo Tribunal, uma exposição de fotografia na fachada da Câmara Municipal e o hastear da bandeira das Cidades Educadoras.

Mais uma vez, no dia 30 de novembro, o Município de Santa Maria da Feira não deixa passar em branco o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Em 2020, contudo, a efeméride é ainda mais especial porque também se comemora o 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras, com o mote ‘(Cidades Educadoras) 30 anos a transformar cidades e pessoas para um mundo melhor’.

Durante todo o mês de novembro, a Autarquia tem previsto um conjunto de ações que evocam as 30 aprendizagens destes 30 anos de experiência partilhada das cidades educadoras. A partir do dia 1 de novembro, começam a circular pelas escolas do concelho feirense materiais didáticos, como o jogo ‘memória de opostos sobre os valores da Cidade Educadora’ e o origami ‘Cidade Educadora, cidade comprometida. E tu: a que te comprometes?’. No mesmo dia, o jardim do antigo Tribunal recebe uma instalação artística composta por um cubo com o lema das Cidades Educadoras do ano em curso.

A 20 de novembro, inaugura-se uma exposição de fotografia, na fachada da Câmara Municipal, subordinada à temática dos Direitos das Crianças, colocando os protagonistas da Assembleia de Crianças sob os holofotes com o objetivo de levar o público à reflexão coletiva sobre a temática. Por fim, a 30 de novembro, dia celebrativo da efeméride, reconhece-se, através da entrega de certificados, as pessoas e entidades relevantes para a Educação no Concelho, e reafirma-se, em reunião de Câmara, o compromisso com a nova carta das Cidades Educadoras, de forma a tornar visível o cumprimento dos seus princípios. A bandeira das Cidades Educadoras será também hasteada e assim permanecerá ao longo de todo o mês.

O Dia Internacional das Cidades Educadoras é uma celebração internacional que tem como propósito criar consciência sobre a importância da Educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social. A Carta das Cidades Educadoras é o documento fundador e roteiro deste movimento e, a fim de manter a sua validade face às incessantes mudanças mundiais, a Associação Internacional das Cidades Educadoras abriu um processo participativo no qual todas as cidades associadas foram convidadas a dar o seu contributo. O processo culmina com a proclamação da nova Carta, que coincide com a celebração do 30.º aniversário.

Todas as Categorias