Doutorado pela UA conquista terceiro lugar no Fraunhofer Portugal Challenge

Data:

Atualmente a trabalhar para a Airbus, em Southampton (Reino Unido), Daniel Dinis conquistou o terceiro lugar no Fraunhofer Portugal Challenge 2020 com um trabalho baseado na tese de doutoramento que apresentou na Universidade de Aveiro (UA) em 2019.

O terceiro classificado no Fraunhofer Portugal Challenge designa-se “All-Digital Antenna Array Transmitter”. O trabalho apresentado, no âmbito dos sistemas de rádio, demonstrou uma arquitetura de rádio flexível, reconfigurável por software e totalmente digital, que permite o desenvolvimento de sistemas de rádio com múltiplas antenas de uma forma muito mais integrada, escalável e flexível.

O trabalho premiado foi realizado sob orientação de Arnaldo Oliveira e José Neto Vieira, professores do Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática (DETI) da UA e investigadores séniores do grupo de Sistemas de Rádio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-Aveiro).

O desenvolvimento de sistemas de rádio com múltiplas antenas é uma linha de investigação que tem atraído bastante interesse quer na indústria de Telecomunicações, como na indústria Espacial e de Defesa. A metodologia de desenvolvimento típica envolve a integração e replicação de front-ends de rádio convencionais baseados em conversores digitais analógico e sistemas de conversão analógica. No entanto, isso tende a dar origem a sistemas de rádio volumosos e complexos que, em última análise, impedem a integração de um número elevado de antenas, dificuldades que o trabalho de Daniel Dinis propõe minimizar.

No âmbito do seu trabalho de doutoramento obteve uma menção honrosa no prémio científico da IBM 2017 e publicou quatro artigos em revistas internacionais.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend