Aveiro Comunicados

Doutorado pela UA conquista terceiro lugar no Fraunhofer Portugal Challenge

Atualmente a trabalhar para a Airbus, em Southampton (Reino Unido), Daniel Dinis conquistou o terceiro lugar no Fraunhofer Portugal Challenge 2020 com um trabalho baseado na tese de doutoramento que apresentou na Universidade de Aveiro (UA) em 2019.

O terceiro classificado no Fraunhofer Portugal Challenge designa-se “All-Digital Antenna Array Transmitter”. O trabalho apresentado, no âmbito dos sistemas de rádio, demonstrou uma arquitetura de rádio flexível, reconfigurável por software e totalmente digital, que permite o desenvolvimento de sistemas de rádio com múltiplas antenas de uma forma muito mais integrada, escalável e flexível.

O trabalho premiado foi realizado sob orientação de Arnaldo Oliveira e José Neto Vieira, professores do Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática (DETI) da UA e investigadores séniores do grupo de Sistemas de Rádio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-Aveiro).

O desenvolvimento de sistemas de rádio com múltiplas antenas é uma linha de investigação que tem atraído bastante interesse quer na indústria de Telecomunicações, como na indústria Espacial e de Defesa. A metodologia de desenvolvimento típica envolve a integração e replicação de front-ends de rádio convencionais baseados em conversores digitais analógico e sistemas de conversão analógica. No entanto, isso tende a dar origem a sistemas de rádio volumosos e complexos que, em última análise, impedem a integração de um número elevado de antenas, dificuldades que o trabalho de Daniel Dinis propõe minimizar.

No âmbito do seu trabalho de doutoramento obteve uma menção honrosa no prémio científico da IBM 2017 e publicou quatro artigos em revistas internacionais.

Todas as Categorias