Universidade de Aveiro em muito boa posição no RUR Subject Rankings 2020

Data:

Foi conhecido esta quarta-feira, 11 de novembro, o Round University Ranking (RUR 2020) – Subject Rankings, nas áreas das Ciências da Vida, Médicas, Naturais e Técnicas. A nível nacional, a Universidade de Aveiro lidera na área das “Ciências Técnicas”, ocupa o terceiro lugar nas “Ciências da Vida” e “Ciências Médicas” e situa-se em quinto nas “Ciências Naturais”. Este ranking avalia o desempenho das 801 melhores instituições de ensino superior do mundo.

É da responsabilidade da russa RUR Rankings Agency e mede o desempenho das IES em diferentes áreas, baseando-se em 20 indicadores agrupados em quatro áreas: ensino, investigação, diversidade internacional e sustentabilidade financeira.

A nível nacional, a Universidade de Aveiro é a melhor na área das “Ciências Técnicas” (Technical Sciences), ocupando na lista mundial o 111º lugar, o que a situa na Liga de Ouro, liderada pela Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Na área das “Ciências da Vida” (Life Sciences), Aveiro ocupa o 3º lugar nacional e o 266 mundial (“liga de prata”).  Nesta área é a norte americana Universidade Johns Hopkins que ocupa o 1º lugar, sendo a Universidades do Porto, a primeira na lista nacional (173º lugar mundial).

É também em 3º lugar na lista nacional relativa à área das “Ciências Médicas” (Medical Sciences) que se situa a UA, ocupando a nível global o 313º lugar (“liga de bronze”). Em Portugal é de novo a Universidade do Porto a liderar nesta área (189º lugar mundial), numa lista mundial encabeçada pela Universidade de Harvard (EUA).

Por fim, na área das “Ciências Naturais” (Natural Sciences), Aveiro situa-se no 5º lugar nacional, 302º mundial.

Para o Vice-Reitor Luís Filipe Castro, a Universidade de Aveiro tem apresentado neste ranking “uma posição bastante positiva, pese embora com algumas oscilações, em sentidos opostos, ao longo das últimas edições anuais. Este efeito é em parte compreensível pelo crescente aumento do número de universidades monitorizadas por este ranking.”

Na componente de “sustentabilidade financeira”, sublinha o Vice-reitor “a Universidade de Aveiro tem sido vista por este ranking sempre com muito boas pontuações. No entanto, este fator só conta 10% para a classificação de cada instituição (e cada área). Noutras componentes, os valores monitorizados pelo ranking RUR acabam por não ter muita atualidade já que observam períodos temporais algo desfasados do presente. Este é o caso das publicações científicas. Por exemplo, na atual edição de 2020, estão agora a ser só consideradas as publicações afiliadas na UA que foram publicadas nos cinco anos civis de 2013 a 2017…”.

 O ranking está disponível em https://roundranking.com/ranking/subject-rankings.html#world-life-2020

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend