100 jovens escrevem cartas de amor a idosos do Município de Ilhavo

Data:

A Câmara Municipal de Ílhavo desafiou as crianças e jovens a escreverem cartas de amor aos idosos do Município para assinalar o Dia de S. Valentim (14 de fevereiro).

A iniciativa enquadra-se no projeto “Maiores pela Janela”, que está a ser desenvolvido, neste período de confinamento, pela Maior Idade e teve a participação de cerca de 100 jovens cujas cartas vão ser entregues nas caixas de correio das casas dos idosos e nos Lares.

Para além de celebrar, de forma inédita, o Dia dos Namorados, a iniciativa pretende estabelecer vínculos intergeracionais através da desconstrução dos preconceitos e, ainda, promover uma aproximação psicológica e emocional sem a necessidade da proximidade e contato físico com os seniores.

Exemplo de uma das cartas recebidas, assinada pelo jovem Manuel Barbosa, de 25 anos, dirigida à Custódia, uma sénior residente na Gafanha da Encarnação.

«Escrevo esta carta a ouvir a música do Rodrigo Cherraz intitulada “Quando nós formos velhinhos” e que diz assim: “Cá em casa os dois, sozinhos de pantufas e roupão, se ainda me deres ouvidos vou buscar-te os comprimidos e cuidar-te da tensão. Se a pensão der para pagar e se o tempo nos chegar, vou levar-te de viagem, podemos ir num cruzeiro ver os dois o mundo inteiro, nem que seja à outra margem, e tocar no gira-discos aquela nossa canção. Será que a menina dança? E me dá a confiança de pegar na sua mão?”.

Estes versos desta bela canção fizeram-me refletir que quando pensamos em idosos a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma pessoa com muitos anos de vida. Mas ser idoso é muito mais que a idade que a pessoa tem. Ser idoso é saber olhar para a vida com os olhos de quem já tem experiência e histórias para contar aos netos(as) e conseguir extrair o que há de melhor em cada situação. Gostava de lhe poder dizer que ter idosos ao nosso lado é uma grande oportunidade de aprendermos convosco e que vocês têm tanto para partilhar e ensinar-nos. Que vocês idosos estejam sempre connosco! Agora, neste período pandémico, sei que está a ser um pouquinho chato para vocês estarem fechadinhos em casa, mas esse sacrifício tem que ser feito. Fiquem em casa, para ficarem protegidos e cuidarem de vocês!

Assim finalizo esta carta de amor, de cuidado e de proteção.”»

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend