Mealhada apresenta à comunidade escolar Academia de Líderes Ubuntu

Data:

A Câmara da Mealhada vai apresentar, no dia 3 de março, às 17h, a “Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada”, um projeto que será implementado e executado no Agrupamento de Escolas da Mealhada, que conta com um apoio financeiro da autarquia, no valor de 18 mil euros. A sessão, dirigida a toda a comunidade educativa, será transmitida através da plataforma Zoom (ID da reunião: 830 6494 9937; senha de acesso: 146447) e nela participarão coordenadores do projeto em contexto escolar e jovens do Clube Ubuntu.

A Câmara da Mealhada vai celebrar um protocolo com o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e o Agrupamento de Escolas de Mealhada, aprovado na última reunião do executivo municipal, e atribuir ao IPAV um apoio financeiro, no montante total de 18 mil euros, para a implementação e execução do projeto “Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada”, nos anos letivos 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023.

Destinado a cerca de 60 jovens. com idades entre os 14 e os 18 anos, este projeto, com base na filosofia e método Ubuntu e a partir do modelo de liderança servidora inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martim Luther King e Malala Yousafzai, irá desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade. O programa visa, ainda, a formação e acompanhamento de 15 educadores/professores.

O desafio de implementar a “Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada” surgiu na sequência do projeto de criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Buçaco, onde o executivo de Rui Marqueiro assumiu o compromisso de desenvolver um programa de Educação para a Cidadania, dirigido à comunidade escolar, como forma de celebrar a vida e o legado de Nelson Mandela e de transmitir às gerações mais novas os valores da paz, da cooperação e do diálogo.

Os interessados em participar na sessão de apresentação da Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada devem formalizar a sua inscrição até ao dia 1 de março, através do formulário tinyurl.com/sessaoacademiaubuntumea.

Projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU)

Tem, nas suas raízes, a filosofia de vida Ubuntu, palavra de origem sul-africana que condensa uma filosofia humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião ou afiliação política, dando particular atenção ao autoconhecimento, à autoconfiança, à resiliência, à empatia e ao serviço.

Este conceito foca-se no bem comum e na consciência da responsabilidade de cada participante na transformação do mundo, procurando gerar consenso e mobilizar a vontade coletiva na procura de soluções para problemas concretos.

Em 2017, o projeto ALU foi reconhecido pela Comissão Europeia como um dos 12 projetos mais relevantes em termos de boas práticas de trabalho com os jovens e na área do empreendedorismo social, tendo vencido o prémio “Educação para os Direitos Humanos”, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – Portugal. Já foi sido promovido em países como Guiné Bissau, Cabo Verde, S. Tomé, Moçambique, Espanha, Grécia, Colômbia, Venezuela, Filipinas, Chile, Peru, Brasil, Angola, Timor e Quénia.

Instituto Padre António Vieira (IPAV)

É uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Tem por missão promover e restaurar a dignidade humana, numa visão que procura o seu posicionamento entre os líderes mundiais em inovação social, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade da diversidade”.

Em 2010, o IPAV criou a ALU, que visa a capacitação de jovens provenientes de contextos vulneráveis ou neles disponíveis para trabalhar, com o objetivo de facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, capacitando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend