Município vai plantar perto de 100 mil árvores

Data:

O Município de Arouca prevê plantar, até 2023, aproximadamente 100 mil árvores de espécies autóctones no Parque Florestal de Santa Luzia, uma área florestal de cerca de 112 hectares abrangendo parte das Uniões de Freguesia de Arouca/Burgo, e Canelas/Espiunca, e que é propriedade sua. A plantação vai decorrer em duas fases. Na primeira, cujo procedimento está atualmente em fase de entrega de propostas, serão plantadas cerca de 30 000 árvores. As restantes 70 mil árvores aproximadamente serão plantadas na segunda fase.

“O Parque Florestal de Santa Luzia está ocupado por povoamentos com rebentação de touças de eucalipto e regeneração de pinheiro bravo sem viabilidade económica”, informa a presidente de Câmara, Margarida Belém, revelando que o que se pretende com a intervenção em curso é “reconverter aquela área de eucaliptos para uma área de folhosas autóctones, funcionando como zona tampão à passagem de incêndios.” “Desejamos também que este projeto seja um exemplo a ser seguidos pelos proprietários particulares nos seus terrenos”, acrescenta a autarca.

As intervenções previstas abrangem a eliminação de touças de eucalipto, controlo de invasoras lenhosas e de vegetação espontânea e a plantação de diversas folhosas como vidoeiros, sobreiros, carvalhos-alvarinho, medronheiros e freixos. O investimento total previsto é de aproximadamente 600 mil euros, parcialmente cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020.

.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...

Albergaria e as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril...

Reabilitação da esquadra de PSP de S. João da Madeira 

Mais de 2 milhões de euros para a reabilitação...

Dia Mundial da Floresta e da Água comemorado na Mealhada

A construção de um hotel para insetos no Bosque...
Send this to a friend