Sever do Vouga

“O potencial Turístico do Património Mineiro”.

Dia 27 de março há uma Tertúlia digital que terá como mote “O potencial Turístico do Património Mineiro”.

No dia 27 de Março, Sábado, às 21h30 o Museu Municipal e a ViverSever organizam uma Tertúlia digital que terá como mote “O potencial Turístico do Património Mineiro”.

Os interessados devem inscrever-se na Webinar em http://www.cm-sever.pt/museu

Após as boas vindas pelos Presidentes da Câmara Municipal e da ViverSever, o coordenador do Museu irá apresentar a adesão do Município ao Roteiro das Minas e o novo sítio na Internet sobre a exploração mineira em Sever do Vouga.

Para a Tertúlia foram convidados Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pena, e António Jorge Costa, do IPDT responsável pela elaboração da Estratégia para o Turismo de Sever do Vouga. Ambos com vasta experiência na área do Património, Desenvolvimento Local e Turismo, e partindo das suas experiências darão um importante contributo para a reflexão sobre o Potencial Turístico do Património Mineiro concelhio.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem como objetivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira.

A adesão do Município, através do Museu Municipal, ao Roteiro significa o compromisso de continuar a trilhar caminho na preservação e na divulgação das Minas do Braçal/Malhada e memórias associadas, bem como a melhoria das condições de visita.

A ViverSever, Associação de Promoção de Sever do Vouga, surgiu pelas mãos de um grupo de amigos naturais e residentes em Sever do Vouga com a ideia em comum de promover e divulgar o que a sua Terra tem de melhor.

Emanuel Guimarães, licenciado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Mestre em Museologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A nível académico tem dedicado especial reflexão à temática dos museus e a sua ligação ao desenvolvimento e à comunidade. Colaborou com várias instituições nacionais no inventário, conservação e valorização do património cultural. É atualmente o coordenador do Ecomuseu de Ribeira de Pena, que integra o Museu do Volfrâmio de Cerva.

António Jorge Costa, licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico em Turismo e Hotelaria pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Fundador e Presidente do IPDT, é Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal (WHATT), membro do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial de Turismo.

 

Todas as Categorias