Aveiro

Adesão à Academia Internacional de Cerâmica

Estando a decorrer até 5 de maio o período de candidaturas para novos membros da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), deliberou o Executivo Municipal aprovar a adesão da Câmara Municipal de Aveiro à associação e o respetivo pagamento de inscrição no valor de 180€.

Fundada em 1952, a AIC é a única associação internacional vocacionada para a criação de cerâmica artística, constituída por 880 membros, que representam 74 países de todos os continentes, sendo também membro filiado da UNESCO.

Tendo como peça base a promoção da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a adesão da CMA como membro filiado à AIC tem como objetivo reforçar a passagem dos roteiros internacionais de Cerâmica por Aveiro, valorizar o património e a história do Município na sua ligação centenária à Cerâmica.

Esta adesão cumpre também os importantes objetivos ao nível das redes culturais Europeias e Internacionais, do Plano Estratégico para a Cultura no seu Eixo 1 – 1.3 Mobilidade Internacional e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Sublinhamos que desde dezembro de 2020, que Aveiro passou a ser membro da Rota Europeia das Cerâmicas (European Route of Ceramics), uma lista restrita de Cidades Europeias, que está certificada pelo Conselho Europeu da União Europeia, desde 2012.

O processo segue para apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias