Murtosa

Censos 2021 – Informação aos cidadãos

O Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) vai realizar a grande operação de recenseamento da população, em todo o território nacional. À semelhança do que acontece em todo o país, foi constituída, no nosso concelho, uma equipa de recenseadores e respetiva coordenação, a quem caberá a tarefa de materializar no terreno esta operação.

Os Censos 2021 assumem, também, uma grande importância local pois, da sua boa concretização, resultará um “retrato” fiel do nosso concelho, nas mais diversas áreas. Os dados recolhidos produzirão um conjunto de indicadores e números, certamente condicionadores das políticas públicas e das estratégias de desenvolvimento do nosso concelho na próxima década.

Os números dos Censos são, por isso, muito mais do que mera estatística, na medida em que esse “retrato” social e demográfico condiciona e justifica, entre outros domínios, o eventual acesso a investimentos públicos em infraestruturas e ações imateriais, o acesso a fundos nacionais e europeus, a captação de empresas e serviços, a visibilidade e a atratividade do território e, ainda, a capacidade negocial e reivindicativa do Município junto da administração regional e central.

O nosso contributo individual, através do preenchimento correto dos formulários dos Censos, é, desta forma, uma participação fundamental para o futuro da nossa terra e para o bem-estar de todos aqueles que aqui residem. Todos contam e ninguém pode ficar de fora.

Todos os dados individuais recolhidos são confidenciais e destinam-se, exclusivamente, para tratamento estatístico. A resposta aos Censos constitui uma obrigação legal para todos os cidadãos.

A partir do dia 5 de abril, os recenseadores deixarão na sua caixa do correio um envelope contendo as credenciais pessoais para o preenchimento, através da internet, dos questionários do seu agregado familiar, com as devidas instruções. O preenchimento deverá ser feito a partir de 19 de abril até 3 de maio.

Caso não possua internet ou tenha dificuldades em responder ao questionário, dirija-se à sua Junta da Freguesia, se possível com marcação prévia, nos seguintes horários:

– segunda a sexta-feira, das 9H00 às 12H00 e das 14H30 às 20H00;
– sábados, das 16H00 às 20H00;
– domingos, das 10H00 às 12H00 e das 14H30 às 17H00
Terá à sua disposição um colaborador que o ajudará na inserção dos seus dados

Todas as Categorias