Comédia Musical atenua isolamento social nos idosos

Data:

Com o objetivo de combater a solidão e o isolamento social nos idosos institucionalizados, o Município de Estarreja, em parceria com a “Farrapo d’Arte – Associação Cultural”, nos dias 6, 8 e 9 de abril, sempre às 10h30, transmite via streaming, a minissérie “Velha na Quarentena”, para levar alegria a quem mais dela precisa.

Teatro quebra rotina dos idosos institucionalizados

Os utentes das 10 instituições do concelho de Estarreja, direcionadas à 3.ª idade, assistiram, esta manhã, em simultâneo, ao segundo episódio da minissérie “Velha na Quarentena”, uma comédia musical composta por 3 episódios, de 30 a 40 minutos, onde não faltou muita alegria e muito riso. A peça retrata a história de Mira, uma senhora cuja quarentena se torna numa viagem mirabolante e que vai acabar por perceber que não está sozinha nesta odisseia que tem sido o confinamento. Este espetáculo da “Farrapo d’Arte – Associação Cultural” conta com textos totalmente originais, integrando as músicas que os seniores tanto gostam.

As medidas de isolamento social, com limitação de contactos presenciais, justificadas pelo risco de contágio pela COVID 19, potenciam sentimentos de solidão. A vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, explica que “vimos nesta iniciativa, uma oportunidade de presentear as IPSS, proporcionando momentos diferentes no dia-a-dia dos idosos e dos seus cuidadores, levando-lhes divertimento, alegria, boa disposição, esperança, serenidade e coragem para enfrentar os longos dias de confinamento.” Momentos que também contribuirão, certamente, para “minimizar o impacto da pandemia na saúde mental dos mais velhos, que tanto respeito e gratidão nos merecem”, conclui.

Uma manhã diferente: testemunhos na 1.ª pessoa

De um dia para o outro, as rotinas nos lares e nos centros de dia mudaram. Volvido mais de um ano, os utentes destas instituições continuam confinados e é necessário promover atividades para minorar os impactos do isolamento social.

Os utentes do lar Dr. Egas Moniz não podiam estar mais felizes. Para Vitorino Bastos, 98 anos, esta manhã diferente “ajudou-me a encarar a realidade que vivo e deu-me alguma força para enfrentar as condições impostas pelo confinamento”. António Almeida, 88 anos, referiu que “assistir a esta peça permitiu-nos sair deste marasmo que vivemos, porque durante a sessão a boa disposição reinou na sala”. Acrescentou ainda que espera que estas iniciativas se multipliquem “para nos abstrair de tudo aquilo que nos faz falta”.

Júlia Santos, animadora sociocultural desta instituição, considera que estas atividades são uma mais valia para os profissionais que acompanham diariamente os idosos. “Diversificar o leque de atividades e tornar o dia a dia dos idosos mais proveitoso não é uma tarefa fácil. E, em tempos pandémicos, este desafio é ainda maior e mais difícil. Com as novas tecnologias e esta atividade em específico conseguimos proporcionar, uma manhã diferente aos utentes”, salientou.

A manhã no Centro Paroquial de Avanca também foi muito animada. Marília França, 79 anos, notou que “não temos a oportunidade de fazer coisas diferentes e ver esta minissérie animou-me e veio quebrar a rotina.” Com 93 anos, Adelina Loureiro é perentória. “Foi uma excelente ideia do Município de Estarreja. Por um lado, fez-nos voltar à nossa mocidade e, por outro lado, divertimo-nos imenso”, afirmou. Luísa Silva, 84 anos, realçou que “foi o melhor presente que a Câmara Municipal nos podia dar, porque já estamos fechados há muito e precisamos destas iniciativas para nos distrairmos.”  Vânia Cabral, animadora sociocultural, salienta que novas iniciativas são sempre bem-vindas. E, no contexto pandémico em que vivemos, estas revelam-se ainda mais importantes, pois os idosos não podem sair, não convivem com ninguém do exterior, apenas lidam connosco.”

Programa municipal promotor do envelhecimento ativo nunca parou

O Programa VIVER + oferece outras atividades online aos idosos institucionalizados. O “Chá com Letras”, que acontecia fisicamente na Biblioteca Municipal, tem uma versão online com sessões semanais proporcionando um momento de leitura interativo dinamizados pelos técnicos da Biblioteca Municipal, com espaço para uma breve conversa, partilha e mensagens de esperança.

A prática de exercício físico previne o surgimento de doenças nos idosos e contribui para a manutenção do seu bem-estar. Por isto, os técnicos da Escola Municipal de Desporto, durante este isolamento social, através de aulas online com uma periodicidade semanal, promovem a prática desportiva, mantendo as aulas de gerontomotricidade nas instituições, com o objetivo de estimular a motricidade fina, a psicomotricidade, a coordenação motora, a flexibilidade e o movimento em geral.

Isabel Simões Pinto realça que “continuamos atentos à população sénior e a dinamizar diversas atividades no âmbito do VIVER +, nas várias dimensões, reinventando as atividades e adaptando-as a esta nova realidade de confinamento, tendo sempre como objetivo o combate ao isolamento social e à solidão. Estas atividades online estão ao dispor, não só das instituições com respostas sociais para idosos, mas de toda a população sénior do concelho.”

Os utentes da “Ginástica Sénior” e os beneficiários do Cartão Sénior, impedidos de frequentarem as aulas nos equipamentos municipais e das suas rotinas normais, passaram a ter um acompanhamento telefónico, 1 a 2 vezes por mês. Nestas chamadas, os técnicos do município avaliam o estado emocional, conversam sobre o quotidiano e dão dicas para evitar o sedentarismo, sendo momentos em que os idosos não se sentem sozinhos.

Estas iniciativas enquadram-se na dimensão “Cultura e Lazer”, “Saúde e Bem-estar” “Solidariedade” do Programa VIVER +, um projeto que se reinventou devido à pandemia, e pretende promover o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida, respondendo assim aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população.

 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend