Inauguração da exposição “Braços” na reabertura dos espaços culturais do 23 Milhas

Data:

A reabertura de Casa da Cultura de Ílhavo fica marcada pela inauguração da “Braços”, exposição com a curadoria da associação gráfica ilhavense AGIL, que arranca esta quarta-feira, 5 de maio, e permanece na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até ao dia 5 de setembro.

A “Braços” reúne 10 coletivos de todo o país (incluindo a própria AGIL) e partiu de um desafio do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, à associação, para a curadoria de uma exposição sobre trabalho em comunidade, espaço público, criação em rede e o exercício democrático associado à participação cívica. A Associação Gráfica Ilhavense é uma associação local recente que gravita em torno da gráfica enquanto dispositivo de criação artística, de criação de conhecimento e motor de pensamento.

Esta exposição faz parte, do ponto de vista do 23 Milhas, de uma lógica de apoio à produção local, que cria condições para que as estruturas locais possam ativar os seus recursos e ampliar as suas redes.

A AGIL convidou nove projetos, espalhados pelo país, cujas práticas representam um modo de fazer e de pensar a participação na cidade. A associação afirma que partindo da visão dos braços enquanto extensões do corpo, que cumprem a dupla função do trabalho e do encontro com o outro, no abraço, reúnem-se dez coletivos que, com práticas cooperativas e horizontais, atuam nas suas comunidades através da interação com o espaço público, práticas colaborativas de aprendizagem ou da produção de discurso que interpele e transforme.

Até 5 de setembro, estão representados a AGIL, de Ílhavo, a Oficina Arara, do Porto, a ADOC, das Caldas da Rainha, o Serra, de Leiria, A MÔÇES, de Faro, a Ciclaveiro, de Aveiro, a Ellipsis Open School, de Tavira, o Gabinete Paratextual, do Porto, o EDA, de Lisboa e a Praça da Alegria F.C do Porto.

Além dos seus projetos expostos, a exposição contempla uma programação paralela que inclui quatro oficinas e três conversas que envolvem alguns dos coletivos convidados da exposição. O programa segue abaixo.

A inauguração da “Braços” é esta quarta-feira, 5 de maio, às 18:00, na Casa da Cultura de Ílhavo. A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada.
A exposição pode ser visitada, até 5 de setembro, no horário habitual da Casa da Cultura de Ílhavo (ter – sex das 11:00 às 18:00 e sáb das 14:00 às 19:00).

Oficinas:
29 maio – Identidade (AGIL)
19 junho – Habitar (AGIL)
3 julho – Desenhos Segredados (João Carola)
21 agosto – Ilustrar com texturas (Mago Studio)

Conversas:
16 julho, sexta – Páginas para um livro infinito
(Arara, Gabinete Paratextual, Tiago Baptista)
5 setembro, domingo – Reclamar a cidade (Ciclaveiro, EDA, Praça da Alegria FC)
27 junho, domingo – Onde não há vínculo amoroso, não há aprendizagem (Ellipsis, Serra, ADOC, Môçes)

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend