Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar)

Data:

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou que o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) deu “uma resposta notável” em período de pandemia, graças ao empenho dos seus profissionais.

A vinda a este hospital reveste-se ainda de mais simbolismo depois de um ano tão difícil e desafiante como o que vivemos, depois de um arranque de ano tão exigente – um dos mais exigentes para o Serviço Nacional de Saúde e para muitos de nós. Voltarmos a estar aqui reunidos, hoje, presencialmente, deve ser para nós um sinal de esperança e de confiança”, disse.

Este hospital é pequeno na sua dimensão física, mas é enorme naquilo que são as suas capacidades técnicas e humanas; é enorme na sua capacidade de adaptação e de reorganização; é enorme na qualidade dos serviços que presta;  e é enorme na sua história”, salientou.

Ao olharmos para trás, devemos sentir orgulho na trajetória desta instituição de saúde, que abrange uma população de cerca de 60 mil pessoas. Devemos orgulhar-nos da dedicação dos seus colaboradores, do ambiente que aqui se vive, da qualidade dos serviços que aqui são prestados”, acrescentou António Lacerda Sales.

O governante falava, esta quinta-feira, durante a sessão o 55º aniversário do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar). Na ocasião, inaugurou o novo espaço da Unidade de Hospitalização Domiciliária e dos serviços de apoio deste hospital.

O nosso hospital, como o conhecemos, faz hoje 55 anos. Uma data que muito nos honra assinalar na presença do Senhor Secretário de Estado, acima de tudo para agradecer aos profissionais desta instituição. Aos atuais e a todos que por cá passaram e dedicaram a sua vida ao SNS e à prestação de cuidados de saúde à população do concelho e da região”, disse o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

O responsável enalteceu a “humanidade e o profissionalismo” dos trabalhadores desta unidade hospitalar, lembrando “o sufoco da pandemia” vivido há cerca de um ano. “Não tenho dúvidas quando digo que o nosso trabalho é reconhecido pela comunidade e pela nossa tutela. Pela comunidade porque as pessoas recorrem cada vez mais à nossa instituição para acederem aos cuidados de saúde que precisam e que nós, à nossa escala e dimensão e atento o nosso perfil assistencial, podemos prestar. Mas também pela tutela que tem criado as condições que precisamos para crescer. E o último exemplo foi a viabilização financeira da obra de ampliação e reabilitação do Bloco Operatório”, sublinhou.

É um dia de festa para o nosso concelho, sendo de elementar justiça prestar aqui uma homenagem a todos os que trabalharam e trabalham neste hospital em prol dos melhores serviços de saúde”, referiu o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, aproveitando para agradecer ainda “o carinho e a ajuda” de António Lacerda Sales durante o período crítico da pandemia.

Inaugurado a 24 de junho de 1966 pelo então Presidente da República, Américo Tomás, o edifício começou a ser construído em 1958 com a finalidade de assegurar na sua sub-região a assistência médica e cirúrgica que os seus meios lhe permitissem.

Presta assistência direta à população do município de Ovar e concelhos limítrofes, abrangendo uma população de cerca de 60.000 habitantes.

O equipamento é constituído por um edifício principal de quatro pisos e por um conjunto satélite de cinco pequenos edifícios, prevendo-se para breve um novo edifício associado à obra de ampliação/remodelação do Bloco Operatório.

O HFZ-Ovar é uma unidade hospitalar classificada como Hospital Distrital de Nível I, desde 17 de fevereiro de 1983, sendo um dos cinco hospitais do Setor Público Administrativo (SPA) ainda existentes no país.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend