“Guardiões dos Rios” vão vigiar cursos de água do concelho em Santa Maria da Feita

Data:

Os últimos anos trouxeram uma melhoria generalizada da qualidade dos cursos de água de Santa Maria da Feira, conseguida através de ações de proteção ambiental e também do alargamento de redes e de infraestruturas que recolhem, encaminham e tratam águas residuais, evitando que contaminem o meio ambiente. Contudo, as massas de água deste concelho continuam a ser alvo de forte pressão, principalmente, devido a rejeições indevidas de águas residuais industriais e domésticas.

Para promover a deteção e fiscalização de descargas indevidas de saneamento, bem como para dissuadir outras ações poluidoras dos cursos de água, foi criado o projeto “Guardiões dos Rios”, com nome e objetivo inspirados na tradicional profissão dos guarda-rios. Será a equipa da INDAQUA Feira, gestora do abastecimento de água e gestão de águas residuais no concelho, a garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas, identificando e atuando, em tempo real, sobre descargas de efluente não tratado. A equipa de “Guardiões” será ainda responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.

“A monitorização dos cursos de água integra já o habitual trabalho da INDAQUA Feira, em articulação com a autarquia, a APA e outras entidades ambientais, que, em conjunto, identificaram a necessidade de aumentar o número e frequência destas ações de controlo dos rios. Com esta iniciativa reforçamos o nosso compromisso para com a proteção das linhas de água do concelho e a diminuição dos riscos ambientais que o concelho enfrenta, alocando uma equipa de profissionais especializada a este trabalho. Serão eles os «Guardiões dos Rios»”, explica Daniel Cardoso, Diretor Geral da INDAQUA Feira.

Esta equipa de “Guardiões dos Rios” representa a materialização, no terreno, de um protocolo de atuação conjunta e partilhada entre a INDAQUA Feira, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Agência Portuguesa do Ambiente, que ficará responsável pela instrução dos processos de contraordenação, quando se confirmem casos com efeitos danosos para o ambiente.

O início da colaboração foi assinalado no Dia Mundial da Água (22 de março), com a assinatura simbólica do protocolo que prevê ainda o reforço da sensibilização da população para a despoluição das bacias hidrográficas deste concelho. Neste âmbito, a INDAQUA Feira vai reforçar a capacidade de resposta imediata a todas as denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência (256 371 510).

“A proteção do ambiente depende de todos e estamos certos de poder contar com a população feirense para conseguir este objetivo. Queremos não só implementar ações de sensibilização ambiental sobre a importância das nossas zonas ribeirinhas, mas também garantir que as pessoas sabem como denunciar, quando forem confrontadas com casos potenciais de poluição que possam ser prejudiciais à qualidade dos nossos rios”, adianta Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

De recordar que o concelho de Santa Maria da Feira está localizado na fronteira de duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do Douro e a Bacia do Vouga, a que estão associadas diferentes sub-bacias como a do Rio Uíma, do Rio Inha e da Ribeira de Mosteiro (Bacia do Douro) ou a da Ribeira do Cáster e do Rio Ul (Bacia do Vouga).

Imagens disponíveis em: https://tinyurl.com/INDAQUAguardioesdosrios

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend