Estarreja volta a aderir à “Hora do Planeta” e este sábado, durante 60 minutos, vai desligar as luzes dos principais edifícios do município

Data:

Estarreja volta a aderir à “Hora do Planeta” e este sábado, durante 60 minutos, vai desligar as luzes dos principais edifícios do município. Ao mesmo tempo, apela à participação do Estarrejenses para se associarem a este movimento e a uma mudança de atitude. É lançado o desafio aos cidadãos para que façam algo pelo planeta durante 60 minutos, no sábado, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

De forma simbólica, a Câmara Municipal de Estarreja, entre as 20h30 e as 21h30, ficarão às escuras os seguintes edifícios: Paços do Concelho, Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Casa Museu Egas Moniz e Complexo de Desporto e Lazer. Um apagão que pretende despertar consciências para as alterações climáticas.

Adicionalmente, o Município mostra o seu compromisso com o ambiente, através das seguintes ações a implementar em 2023: implementar a compostagem doméstica e comunitária, tratando na origem os seus biorresíduos; substituir 1200 luminárias de vapor de mercúrio de sódio por luminárias de tecnologia LED, sendo expectável que Estarreja atinja uma cobertura de 68% (num universo de 10.312 luminárias, foram já substituídas 5848), proporcionando uma poupança de consumo de energia elétrica estimada em cerca de 1.5 GWh/ano e uma redução de emissões de cerca de 225.5 TonCO2eq.

O projeto “Hora do Planeta” é da World Wide Fund for Nature (WWF) e pretende sensibilizar a população para as alterações climáticas, promovendo a reflexão e ação. Desde 2007 que a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de “apagar as luzes”.

“Desliga-te e dedica uma hora ao Planeta. No dia 25 de março, às 20h30, dedica 60 minutos a fazer algo positivo pelo nosso planeta. É assim tão simples”, é o novo apelo do movimento apostado em envolver todos os cidadãos.

Alterações climáticas estarão em debate na ObservaRia em abril

No âmbito do Compromisso Verde que enquadra a estratégia política de ambiente e sustentabilidade do Município de Estarreja, ainda esta semana, especialistas debateram a problemática da água e da sua gestão sustentável, na conferência “Estarreja e a Água – O nosso Compromisso em Transformar e Usar” e que vale a pena (re)ver (neste link e nesta apresentação da especialista Inês Breda). Nesta mesma semana, foram ainda plantadas centenas de árvores autóctones e realizadas ações sensibilização de defesa da floresta junto da comunidade escolar.

Já de 13 a 16 de abril, acontece a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair cujo programa inclui o Ciclo de Palestras “Sobre[viver] em Emergência Climática: da Ciência à Comunidade”, agendado para o dia 14, sexta-feira, e que pretende elucidar acerca dos efeitos das alterações climáticas não só no planeta, biodiversidade e recursos naturais, mas também no Homem e nas comunidades. O conhecimento acerca das várias dimensões das alterações climáticas permite uma melhor preparação e adaptação ao cenário presente e futuro e, embora o tema já faça parte da agenda, é essencial o envolvimento da população e a inclusão do mesmo nas decisões locais. O ciclo de palestras é uma atividade aberta a todos os interessados, tendo acreditação para docentes.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend