Filme “Tico e a Fada da Ria” é a maior produção cinematográfica do distrito de Aveiro e já está em produção

Data:

O Filme “Tico e a fada da Ria”, uma obra literária do jornalista José Vieira, escrita em 2001, vai começar a ser filmado na Ria de Aveiro este ano e irá estrear no final de 2024. A Filmógrafo, produtora de filmes há mais de 40 anos, responsável por centenas de produções nacionais e internacionais, assumiu esta produção.

O Filme, passa-se na década de 40, onde a ria era fonte de sustento de muitas famílias, bem como uma via de transporte de mercadorias, tendo como personagem principal, um rapaz de 12 anos, que um dia ao ouvir o seu avô contar a história da Fada da Ria, resolve ir à procura dela. Na sua aventura pelos canais da laguna, vai conhecer mais a fundo todo este ecossistema, tendo inúmeras aventuras por onde passa.

Inicia-se este mês o casting, sendo feito em parceria com a Região de Aveiro, as Câmaras Municipais e os Agrupamentos Escolares, nos 11 municípios da ria de Aveiro, no sentido de se encontrar a personagem principal.

Procurando ser uma produção muito genuína, com base nas tradições da Ria de Aveiro, António Costa Valente, um dos produtores do filme, refere que “…será uma aventura infantojuvenil didática e irá certamente atrair público dos 8 aos 80 anos.

José Vieira, escritor e realizador do filme, refere que “…é a oportunidade perfeita para reviver o legado dos nossos avós e um estilo de vida que se vivia há quase 1 século atrás. Vamos conhecer como se praticava a pesca na ria na década de 40, como se apanhava o moliço e como era a rotina do moliceiro nessa altura, além de claro, partirmos com o pequeno Tico à procura da fada da ria.”  

A produção pretende também fazer do “Tico” um embaixador da Ria de Aveiro, centralizando nesta personagem mais aventuras no futuro, permitindo assim que se construa mais uma marca identitária da nossa laguna, que cative e atraia os jovens para esta herança natural e tão rica em biodiversidade.

Jorge Bacelar, médico e fotógrafo reconhecido internacionalmente, junta-se a esta produção, onde irá produzir o making-off em formato de fotografia, a ser exibido nos 11 municípios da Ria de Aveiro, em 2024, através de exposições permanentes. António Tedim, outro fotografo de craveira internacional, junta-se a Jorge Bacelar neste projeto.

Em complemento ao filme, ainda em 2023, irá ser lançado o livro, direcionado aos mais jovens, bem como um trailer para o Natal.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend