Migrantes de 7 países tiveram formação sobre emprego em Oliveira do Bairro

Data:

O Município de Oliveira do Bairro promoveu duas sessões do workshop “Procura Ativa de Emprego e Entrevista de Emprego”, destinado à população migrante do concelho.

A iniciativa está a ser realizada no âmbito dos projetos “Oliveira Mundo de Gentes” e “Oliveira do Bairro Acolhe”, em colaboração com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Oliveira do Bairro.

A primeira sessão contou com 14 participantes, oriundos do Brasil, Venezuela, Argentina e São Tomé e Príncipe.

A segunda foi dirigida a migrantes da Ucrânia, Paquistão e Índia, e teve tradução simultânea para ucraniano e inglês. Esta sessão contou com oito participantes.

A iniciativa, promovida pelos projetos do Município “Oliveira do Bairro Acolhe” e “Oliveira Mundo de Gentes”, tem como objetivo o empoderamento e autonomização dos migrantes na resolução de questões relacionadas com o emprego, bem como fornecer informação relativa ao reconhecimento profissional e académico.

As sessões decorreram no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, nos dias 27 de maio e 1 de junho, e contaram com a dinamização da formadora Sandra Meireles.

A autarquia de Oliveira do Bairro está a preparar mais oitos sessões relacionadas com o emprego ou com outras áreas identificadas pelos migrantes, sobre temáticas relevantes para a sua integração.

De acordo com os últimos dados oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Concelho de Oliveira do Bairro, com uma população 23.132 pessoas (Censos 2021), contava em 2021 com 1.016 migrantes oriundos de 46 países diferentes, destacando-se o Brasil, São Tomé e Príncipe e Venezuela. No entanto, estes números espelham apenas os migrantes com autorização de residência nesse ano, excluindo todos os que chegaram entretanto e aqueles que ainda não tinham, à data, o seu processo completamente regularizado.

De acordo com a autarquia, os números do SEF, sendo oficiais, não espelham a magnitude do fenómeno no concelho. Assim, a afluência e pedidos de apoio de imigrantes, ainda em situação irregular, nos diferentes serviços do município (CLAIM, GIP, Ação Social), sugere um aumento significativo deste número durante o ano de 2022 e 2023, designadamente pela contínua vaga de imigração do Brasil, pelo movimento de deslocados de guerra com proteção internacional da Ucrânia e por uma nova vaga de imigrantes de países como a India e Paquistão.

Sobre os projetos “Oliveira Mundo de Gentes” e “Oliveira do Bairro Acolhe”

O projeto “Oliveira Mundo de Gentes” visa promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento. Pretende ainda facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

O projeto “Oliveira do Bairro Acolhe” tem como objetivo prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, através da sua receção, acolhimento e integração no concelho de Oliveira do Bairro, em articulação com a rede social local e com os serviços e entidades regionais e nacionais responsáveis neste domínio de intervenção. Este projeto tem financiamento do FAMI no valor de 106.128,62 euros, correspondente a uma comparticipação de 75% do valor total elegível de 141.504,83 euros.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend