Albergaria inaugurou centro municipal de proteção civil e pede ao governo apoio na construção de uma base logística de apoio

Data:

A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, inaugurou hoje o Centro Municipal de Proteção Civil em Albergaria-a-Velha, um equipamento que envolveu um investimento superior a 350 mil euros.

Na cerimónia de inauguração, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, salientou a importante missão do novo equipamento que, além de ser o centro de operações para as atividades de proteção civil, será um espaço de formação. Indicou ainda que, sempre que necessário, será convertido em área de apoio e concentração da população ou realojamento temporário de famílias atingidas por incêndios, com capacidade para albergar até 30 pessoas.

Aproveitando a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, António Loureiro partilhou a aspiração do Município na criação de uma Base Logística de Apoio – BAL, para o qual a Câmara Municipal já adquiriu um terreno e elaborou o projeto.

Patrícia Gaspar concordou que esta infraestrutura é necessária para dar um passo em frente na criação de um país mais resiliente e garantiu que o Governo estará atento ao próximo quadro europeu de apoio a fim de obter verbas para projetos estratégicos.

“Albergaria-a-Velha é um sítio mítico para quem trabalha na proteção civil”, referiu a Secretária de Estado, que defende um trabalho de parceria entre a autoridade nacional e os centros locais, em especial na área da prevenção e na gestão do território.

António Loureiro destacou também a unanimidade com que foi recebida a proposta de dar o nome Eng.º Fausto Vidal ao Centro Municipal de Proteção Civil, uma homenagem ao antigo Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, “um cidadão único na dedicação à causa humanitária e no trabalho conjunto com o Município em benefício da população”.

Na cerimónia, estiveram presentes a viúva Maria Madalena Vidal e os filhos José Vidal e Maria Manuel Vidal. A filha, ao tomar a palavra, salientou os valores que norteavam a ação do pai e afirmou que um centro com o seu nome é um orgulho, mas também uma responsabilidade, para o seu legado não ficar esquecido.

O novo Centro Municipal de Proteção Civil ocupa uma área de 225 m2, num terreno com 14 360 m2.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend