Albergaria celebra dia internacional da pessoa idosa

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) com a Agenda Idade Maior, de 27 de setembro a 4 de outubro, constituída por um conjunto de atividades que visam promover um envelhecimento ativo e saudável.

No dia 27, as pessoas mais velhas podem assistir à peça de teatro “À Grande e à Portuguesa”, uma comédia musical que vai trazer à memória temas musicais bem aclamados pelo grande público. O espetáculo tem início às 14h30 no Cineteatro Alba e é dirigido aos utentes do Programa Idade Maior, IPSS e entidades locais com respostas sociais para a terceira idade.

No dia 28, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal, a comunidade é convidada a assistir a uma Conversa com a GNR- Programa Apoio 65. Esta é uma oportunidade para aprender matérias sobre a prevenção de burlas, segurança, entre outros assuntos, e esclarecer dúvidas sobre casos que podem acontecer no dia-a-dia.

No dia 29, a partir das 9h00, realiza-se o Mass Training em Suporte Básico de Vida, no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, uma formação essencial que pode ajudar a salvar vidas. No mesmo local, mas à tarde, pelas 15h00, terá lugar uma Mega Aula de Atividade Física.

No dia 1 de outubro, domingo, Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Mundial da Música, a proposta é um espetáculo musical com Plectru, um grupo de fados e guitarradas de Albergaria-a-Velha que, com autenticidade, interpreta o universo fadista, popular e interventivo lusófono.

Nas tardes de 2 e 3 de outubro, os utentes das instituições com respostas sociais para pessoas idosas terão uma aula especial da Oficina Trauteias e Rodopias no Cineteatro Alba. É uma sessão num ambiente diferente, com o repertório trabalhado pelos utentes ao longo do ano letivo e com uma atuação especial do Coro Idade Maior.

A Agenda Idade Maior termina no dia 4 de outubro, com o congresso “Um Lugar… Uma Identidade”, organizado pela Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Baixo Vouga, a decorrer no Cineteatro Alba.

Para o Município, esta é uma programação que visa corresponder às expectativas e interesses da população mais velha, demonstrando que o envelhecimento participativo e bem vivido está ao alcance de todos, com as comunidades locais a serem entidades basilares na sua promoção.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído na Resolução 45/106 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de dezembro de 1990 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Neste sentido, o Município oferece à comunidade em geral, pessoas integradas em instituições e beneficiários do Programa Idade Maior e Universidade Sénior um conjunto de atividades gratuitas que abordam temáticas como a saúde, a atividade física, a segurança / violência, o ambiente, a solidão e a cultura.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Albergaria animais que esperam adopção recebem camas de vestuário reciclado

No âmbito da Loja Verde, do Projeto “To Be...

Marca “MONDEGO – BUSSACO” procura promover território da Mealhada, Mortágua e Penacova

A marca Mondego-Bussaco foi publicamente apresentada, com o objetivo...

A Câmara da Mealhada investiu cerca de um milhão de euros na aquisição de viaturas

Cifra-se já em um milhão de euros a aquisição...

Carnaval de Albergaria não ficou atrás dos carnavais “famosos” de Portugal

O Carnaval de Albergaria-a-Velha é uma organização da Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria, em parceria com a Câmara Municipal
Send this to a friend