Albergaria celebra dia internacional da pessoa idosa

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) com a Agenda Idade Maior, de 27 de setembro a 4 de outubro, constituída por um conjunto de atividades que visam promover um envelhecimento ativo e saudável.

No dia 27, as pessoas mais velhas podem assistir à peça de teatro “À Grande e à Portuguesa”, uma comédia musical que vai trazer à memória temas musicais bem aclamados pelo grande público. O espetáculo tem início às 14h30 no Cineteatro Alba e é dirigido aos utentes do Programa Idade Maior, IPSS e entidades locais com respostas sociais para a terceira idade.

No dia 28, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal, a comunidade é convidada a assistir a uma Conversa com a GNR- Programa Apoio 65. Esta é uma oportunidade para aprender matérias sobre a prevenção de burlas, segurança, entre outros assuntos, e esclarecer dúvidas sobre casos que podem acontecer no dia-a-dia.

No dia 29, a partir das 9h00, realiza-se o Mass Training em Suporte Básico de Vida, no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, uma formação essencial que pode ajudar a salvar vidas. No mesmo local, mas à tarde, pelas 15h00, terá lugar uma Mega Aula de Atividade Física.

No dia 1 de outubro, domingo, Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Mundial da Música, a proposta é um espetáculo musical com Plectru, um grupo de fados e guitarradas de Albergaria-a-Velha que, com autenticidade, interpreta o universo fadista, popular e interventivo lusófono.

Nas tardes de 2 e 3 de outubro, os utentes das instituições com respostas sociais para pessoas idosas terão uma aula especial da Oficina Trauteias e Rodopias no Cineteatro Alba. É uma sessão num ambiente diferente, com o repertório trabalhado pelos utentes ao longo do ano letivo e com uma atuação especial do Coro Idade Maior.

A Agenda Idade Maior termina no dia 4 de outubro, com o congresso “Um Lugar… Uma Identidade”, organizado pela Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Baixo Vouga, a decorrer no Cineteatro Alba.

Para o Município, esta é uma programação que visa corresponder às expectativas e interesses da população mais velha, demonstrando que o envelhecimento participativo e bem vivido está ao alcance de todos, com as comunidades locais a serem entidades basilares na sua promoção.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído na Resolução 45/106 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de dezembro de 1990 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Neste sentido, o Município oferece à comunidade em geral, pessoas integradas em instituições e beneficiários do Programa Idade Maior e Universidade Sénior um conjunto de atividades gratuitas que abordam temáticas como a saúde, a atividade física, a segurança / violência, o ambiente, a solidão e a cultura.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend