MAIS DE 3.200 PESSOAS ‘CELEBRARAM’ MÊS SÉNIOR 

Data:

Mais de 3.200 pessoas participaram nas atividades da iniciativa ‘65 Horas em Festa’, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro para celebrar e homenagear a sua população idosa. 

O programa, repleto de atividades lúdicas, culturais e desportivas, abarcou todo o passado mês de outubro, em que se celebrou o Dia Internacional do Idoso (1 de Outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de Outubro). 

Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, classificou a iniciativa como “um enorme sucesso, que suplantou as nossas melhores expectativas”.  

“Durante um mês”, acrescentou a autarca, “a temática do envelhecimento esteve no centro das nossas políticas sociais, culturais e desportivas, procurando também, através da discussão e da partilha, encontrar novos caminhos e soluções que garantam que os nossos seniores possam viver esta etapa da sua vida com a dignidade que merecem”. 

Os grandes destaques do ’65 horas em Festa’, passaram pelo almoço-convívio, com animação musical ao vivo, que juntou cerca de 1.200 seniores no Espaço Inovação, em Vila Verde – Oliveira do Bairro, no dia 11 de Outubro, e o Congresso Envelhecer nos Eixos: Tempo, Trabalho e Felicidade, que contou com cerca de 1.400 participantes, dos quais quatro centenas marcaram presença no Quartel das Artes, no dia 27, e os restantes acompanharam o evento on-line. 

O congresso contou com vários oradores e moderadores, ao longo de todo o dia, que falaram sobre diversos temas relacionados com o envelhecimento. Lília Ana Águas marcou também presença no evento, bem como Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e Ricardo Pocinho, Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social. De destacar ainda as presenças especiais de Fátima Lopes, apresentadora de televisão e escritora, e da atriz Noémia Costa, entre outros. 

A organização deste congresso esteva a cargo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde. 

O programa do ’65 horas em Festa’ contou ainda com visitas gratuitas e atividades lúdicas e culturais na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, e no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal, que integram a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, tardes de cinema no Quartel das Artes, o lançamento do livro “A Salto: coragem de fugir ao absurdo”, de Álvaro Góis, tertúlias culturais nos polos de leitura do concelho e várias atividades físicas e desportivas, realizadas em vários pontos do concelho. 

A iniciativa ‘65 Horas em Festa’ integra-se na estratégia que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro delineou para “colocar o seu foco numa faixa da população tão importante e que cada vez mais precisa da nossa atenção e do nosso trabalho, no sentido de proporcionar a estas pessoas uma vida com a qualidade e a dignidade que bem merecem”, explicou Lília Ana Águas. 

Foi com esse pressuposto que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro criou, em 2018, o pelouro da Idade Maior, com os objetivos de prevenir e dar resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica. 

Pelo seu trabalho nesta área, nomeadamente pela reiterada intervenção junto das populações mais vulneráveis e pelo contínuo apoio aos mais necessitados, às famílias e às instituições, o Município de Oliveira do Bairro foi galardoado em 2022 com a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES). 

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend