COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DO TURISMO LUSO-BUSSACO ENCERRAM COM EXPOSIÇÃO E COLEÇÃO DE POSTAIS

Data:

As comemorações dos 100 anos do Turismo Luso-Bussaco encerram com uma série de iniciativas, que decorrem entre 12 de janeiro e 29 de fevereiro, nomeadamente uma exposição documental respetivo catálogo e a edição de uma coleção postais “Luso Buçaco – Estância de Turismo e Repouso”.

Foi em 21 de Abril de 1922 que nasceu a Comissão de Iniciativa Luso Bussaco (CILB), que inicialmente abrangia a freguesia do Luso, mas acabaria por ser alargada a todo o concelho da Mealhada, em 1928.

“Os Banhistas já cá estavam e vinham aos milhares na Quadra de Banhos, mas havia uma lacuna: uma entidade pública que chamasse a si a limpeza das ruas, o alindar do espaço público, que zelasse pela melhoria do acolhimento de hospedagem e da propaganda da Estância. E assim entra em cena a Comissão de Iniciativa de Luso e Bussaco”, refere o Catálogo da “Exposição Documental dos 100 anos do Turismo Luso-Bussaco”, que pode ser vista até final de fevereiro.

Esta exposição ilustra a imagem promocional do território, ao longo de 86 anos, e até a evolução gráfica dessa imagem. Reúne um conjunto de documentação que conta a história da Comissão de Iniciativa Luso Bussaco, nomeadamente um painel, com texto explicativo, documentos diversos sobre a CILB e a Junta de Turismo Luso Bussaco (JTLB), com destaque para a coleção de brochuras e mapas editados, e inclui uma nota do antigo escritório da Comissão de Iniciativa (secretária, máquina de escrever, selo branco).

O Catálogo complementa o conteúdo expositivo com um conjunto de notas cronológicas sobre a história da CILB e da JTLB (1922-2008), e inclui algumas notas sobre o papel da Câmara Municipal da Mealhada, na promoção turística do concelho, durante os últimos 16 anos. É traçada uma linha do tempo até 2022.

As comemorações incluem uma coleção de postais “Luso Buçaco – Estância de Turismo e Repouso”. Trata-se de um conjunto de 10 postais, que retratam algumas edições de folhetos informativos sobre o destino/território Luso/Bussaco e Mealhada, cuja estampa mais antiga remonta a 1924.

A visita-guiada “Ir a banhos com a literatura, dia 25 de Janeiro, gratuita, é um convite para uma viagem pela escrita de Alice Vieira, Ramalho Ortigão ou Antonio Tabucchi, autores que se cruzaram com a vila termal do Luso.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend