Encontro Ibérico sobre ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca com a participação do Município de Albergaria-a-Velha

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha,  representado pelo Vice-Presidente Delfim Bismarck, participou no “Encuentro para el impulso del transporte ferroviário del Corredor Atlántico – en su tramo ibérico – y su conexión com Madrid”, que decorreu em Salamanca, Espanha.

No evento, discutiu-se a necessidade de incentivar o transporte ferroviário desde o Corredor Atlântico até à capital espanhola, envolvendo as regiões do Porto, Aveiro, Salamanca e Madrid. Na declaração institucional saída do encontro, foi afirmado que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias. O esforço conjunto deve facilitar uma ligação mais eficaz entre as cidades e as regiões de ambos os países, com o objetivo de fortalecer a competitividade das linhas existentes, através da otimização dos traçados e da eletrificação integral da rede, e melhorar a interoperabilidade das infraestruturas ferroviárias para conseguir uma circulação fluida e regular de comboios entre Espanha e Portugal.

Neste contexto, destaca-se a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico que une os portos portugueses com Espanha e com o resto da Europa através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, assim como a ligação com Madrid. A aceleração desta conexão transfronteiriça irá facilitar um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias, gerando novas oportunidades empresariais e maiores possibilidades de fixar a população.

No final da declaração, as entidades públicas e privadas presentes no encontro exortam os governos português e espanhol a impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid, bem como garantir a implementação de comboios de alta velocidade.

Entre as várias presenças portuguesas, destaque para o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, o Presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Eduardo Feio, o representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves, o Presidente da AIDA, Fernando Castro, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Paulo Vaz, e diversos autarcas portugueses.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend