Encontro Ibérico sobre ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca com a participação do Município de Albergaria-a-Velha

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha,  representado pelo Vice-Presidente Delfim Bismarck, participou no “Encuentro para el impulso del transporte ferroviário del Corredor Atlántico – en su tramo ibérico – y su conexión com Madrid”, que decorreu em Salamanca, Espanha.

No evento, discutiu-se a necessidade de incentivar o transporte ferroviário desde o Corredor Atlântico até à capital espanhola, envolvendo as regiões do Porto, Aveiro, Salamanca e Madrid. Na declaração institucional saída do encontro, foi afirmado que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias. O esforço conjunto deve facilitar uma ligação mais eficaz entre as cidades e as regiões de ambos os países, com o objetivo de fortalecer a competitividade das linhas existentes, através da otimização dos traçados e da eletrificação integral da rede, e melhorar a interoperabilidade das infraestruturas ferroviárias para conseguir uma circulação fluida e regular de comboios entre Espanha e Portugal.

Neste contexto, destaca-se a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico que une os portos portugueses com Espanha e com o resto da Europa através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, assim como a ligação com Madrid. A aceleração desta conexão transfronteiriça irá facilitar um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias, gerando novas oportunidades empresariais e maiores possibilidades de fixar a população.

No final da declaração, as entidades públicas e privadas presentes no encontro exortam os governos português e espanhol a impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid, bem como garantir a implementação de comboios de alta velocidade.

Entre as várias presenças portuguesas, destaque para o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, o Presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Eduardo Feio, o representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves, o Presidente da AIDA, Fernando Castro, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Paulo Vaz, e diversos autarcas portugueses.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Albergaria animais que esperam adopção recebem camas de vestuário reciclado

No âmbito da Loja Verde, do Projeto “To Be...

Marca “MONDEGO – BUSSACO” procura promover território da Mealhada, Mortágua e Penacova

A marca Mondego-Bussaco foi publicamente apresentada, com o objetivo...

A Câmara da Mealhada investiu cerca de um milhão de euros na aquisição de viaturas

Cifra-se já em um milhão de euros a aquisição...

Carnaval de Albergaria não ficou atrás dos carnavais “famosos” de Portugal

O Carnaval de Albergaria-a-Velha é uma organização da Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria, em parceria com a Câmara Municipal
Send this to a friend