Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, uma ocasião que serviu para a Vereadora do Ambiente, Sandra Almeida, agradecer a “bondade, humildade e proatividade” da população de Frossos, cujo empenho no desenvolvimento da localidade tem permitido a criação de importantes infraestruturas.

Perante várias dezenas de pessoas que marcaram presença neste aniversário, Sandra Almeida recordou que foi a generosidade de uma família de Frossos, através da cedência da antiga Casa do Professor, que permitiu a criação de um equipamento municipal que é já uma referência na região e no país. Para a ciclovia de Angeja a Frossos, foram também doados terrenos para a execução dos percursos e, na futura ligação a Loure, a Vereadora também salientou que tal seria possível graças à bondade da comunidade local, empenhada em melhorar a sua freguesia.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, também louvou o espírito de colaboração das gentes de Frossos e salientou que “enquanto houver pessoas a colaborarem com o Município, haverá sempre obra feita”.

Desde a sua inauguração em 2022, o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos já desenvolveu 112 atividades que atraíram um total de 2054 participantes, sendo ainda de realçar a organização de 3 exposições. De forma espontânea, 152 pessoas visitaram o centro para conhecer as instalações e a sua área de atuação. Finalmente, nestes dois anos de atividade, foram promovidas 62 ações de voluntariado, nacionais e internacionais, o que demonstra o interesse crescente de jovens de diferentes origens em terem um papel ativo na preservação e valorização de uma paisagem com características únicas.

Destaca-se que muitas atividades têm sido dirigidas a crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo, numa lógica de despertar, desde cedo, o gosto pela natureza, de mexer na terra, de plantar, de observar o meio natural que os envolve de forma diferente. Assim, neste dia de aniversário, o Centro recebeu a visita do Jardim-de-Infância do Sobreiro, que se divertiu no Jardim Didático, que apresenta várias novidades que valorizam a experiência no espaço – uma área de lazer com mesas e telheiro; um viveiro de plantas mais cómoda com proteção do sol; a adição de areia cinzenta do Rio Vouga no trilho sensorial; a colocação de caixa de ninho e comedouro para pássaros; uma nova cerca para plantação de amoras e framboesas; bem como o melhoramento dos percursos pelo jardim.

Em dia de festa, não faltou o tradicional bolo de aniversário e animação musical, proporcionada pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Albergaria-a-Velha.

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos visa promover a preservação e valorização dos elementos patrimoniais, paisagísticos e ambientais de Frossos, numa lógica de sustentabilidade e com mecanismos que contribuam para a efetiva redução da pegada ecológica local. Além da componente de preservação ambiental, o Centro de Interpretação pretende ainda desenvolver o turismo sustentável e preservar a memória coletiva local.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend