A Associação Humanitária das Talhadas comemorou o seu 10º aniversário no dia 28 de abril, com um dia dedicado aos sócios e amigos, que quiseram juntar-se às comemorações.
O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 13 tratores, juntando-se mais um a meio do percurso na localidade de Macida.O passeio durou sensivelmente 4h, e teve um intervalo para reforço alimentício por volta das 11h.
Por volta das 13h seguiu-se um almoço volante para todos os participantes e amigos, antecedendo uma tarde de animação. A Banda Som Duploatuou durante algumas horas, havendo ainda tempo para o momento alto da tarde, o cantar de parabéns à associação, e o corte do bolo de aniversário.
Ao longo do dia foram muitas as pessoas que passaram pelo local das festividades, para dar o seu apoio a esta associação severense, que zela diariamente pela nossa floresta, fazendo muitas vezes a diferença no atenuar da rápida propagação dos fogos que a freguesia enfrenta, quase todos os verões.
Esta associação foi oficialmente fundada a 26 de fevereiro de 2014 e tem como objetivo principal a defesa da floresta na freguesia das Talhadas ao nível dos fogos, sendo a primeira força de intervenção, tendo uma equipa de bombeiros sapadores, voluntários e sempre disponíveis.
A associação tem como projetos em curso, comprar outra viatura pesada de combate a incêndios de primeira intervenção, adquirir mais e melhores equipamento de proteção individual, bem como a construção de um novo ponto de abastecimento de água nas Talhadas, perto do local onde se realiza a feira mensal.
A Junta de Freguesia das Talhadas e a Câmara Municipal de Sever do Vouga fizeram-se representar ao mais alto nível, com os seus presidentes em exercício, alguns vereadores do município severense, a igreja local com a presença do Padre José Carlos, membros dos conselhos diretivos da freguesia, bem como o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga.