COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DO TURISMO LUSO-BUSSACO ENCERRAM COM EXPOSIÇÃO E COLEÇÃO DE POSTAIS

Data:

As comemorações dos 100 anos do Turismo Luso-Bussaco encerram com uma série de iniciativas, que decorrem entre 12 de janeiro e 29 de fevereiro, nomeadamente uma exposição documental respetivo catálogo e a edição de uma coleção postais “Luso Buçaco – Estância de Turismo e Repouso”.

Foi em 21 de Abril de 1922 que nasceu a Comissão de Iniciativa Luso Bussaco (CILB), que inicialmente abrangia a freguesia do Luso, mas acabaria por ser alargada a todo o concelho da Mealhada, em 1928.

“Os Banhistas já cá estavam e vinham aos milhares na Quadra de Banhos, mas havia uma lacuna: uma entidade pública que chamasse a si a limpeza das ruas, o alindar do espaço público, que zelasse pela melhoria do acolhimento de hospedagem e da propaganda da Estância. E assim entra em cena a Comissão de Iniciativa de Luso e Bussaco”, refere o Catálogo da “Exposição Documental dos 100 anos do Turismo Luso-Bussaco”, que pode ser vista até final de fevereiro.

Esta exposição ilustra a imagem promocional do território, ao longo de 86 anos, e até a evolução gráfica dessa imagem. Reúne um conjunto de documentação que conta a história da Comissão de Iniciativa Luso Bussaco, nomeadamente um painel, com texto explicativo, documentos diversos sobre a CILB e a Junta de Turismo Luso Bussaco (JTLB), com destaque para a coleção de brochuras e mapas editados, e inclui uma nota do antigo escritório da Comissão de Iniciativa (secretária, máquina de escrever, selo branco).

O Catálogo complementa o conteúdo expositivo com um conjunto de notas cronológicas sobre a história da CILB e da JTLB (1922-2008), e inclui algumas notas sobre o papel da Câmara Municipal da Mealhada, na promoção turística do concelho, durante os últimos 16 anos. É traçada uma linha do tempo até 2022.

As comemorações incluem uma coleção de postais “Luso Buçaco – Estância de Turismo e Repouso”. Trata-se de um conjunto de 10 postais, que retratam algumas edições de folhetos informativos sobre o destino/território Luso/Bussaco e Mealhada, cuja estampa mais antiga remonta a 1924.

A visita-guiada “Ir a banhos com a literatura, dia 25 de Janeiro, gratuita, é um convite para uma viagem pela escrita de Alice Vieira, Ramalho Ortigão ou Antonio Tabucchi, autores que se cruzaram com a vila termal do Luso.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

1.º Fórum da Plataforma Nacional de Turismo 

A Universidade de Aveiro recebeu hoje o 1.º Fórum da...

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores
Send this to a friend