O Crescer do Ler e do Ser: emoções explicadas às crianças através de minissérie animada

Data:

Produzida com recursos locais, a minissérie pedagógica que será levada aos jardins-de-infância do Concelho tem como protagonistas os irmãos Carlos e Bianca e tem como foco as cinco emoções primárias. O projeto O Crescer do Ler e do Ser é uma parceria do Município, Fapfeira e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem vindo a apostar no desenvolvimento integral das crianças através de conteúdos educacionais abrangentes e diversificados. O projeto ‘O Crescer do Ler’, levado a cabo há quatro anos nos jardins-de-infância do Concelho, visa sobretudo a promoção da literacia emergente em crianças em final do percurso pré-escolar. A este projeto, acrescentou-se, este ano, a dimensão do Ser, de forma a promover também junto dos mais novos o conhecimento das suas emoções e a contribuir para um desenvolvimento socioemocional mais consistente e gerador de sucesso profissional e pessoal.

Devido ao contexto pandémico e à impossibilidade de levar técnicos e artistas às escolas para trabalhar presencialmente estes conteúdos, o Município, em parceria com a Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação de Santa Maria da Feira e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, avançou com a gravação de uma minissérie animada, composta por seis episódios, que começará a ser exibida esta semana nos jardins-de-infância do Concelho. A história gira em redor de dois irmãos, Carlos e Biana, que vão descobrindo ao longo do seu dia-a-dia a importância das cinco emoções primárias. Alex (alegria), Edu (tristeza), Isi (nojo), Oli (raiva) e Uriel (medo), emoções retratadas através de bonecos coloridos e com formas geométricas específicas, navegam pelas mais diversas temáticas e acabam, cada episódio, com um tema musical resumo da aprendizagem.

A minissérie foi realizada pelo Teatro Quadrilha e conta com a participação musical da Orquestra Criativa. Com Carla Leal e Paulo Freitas no papel principal das crianças, direção artística de Fernando Leiras, realização de Guilherme Henriques e Catarina Rocha, figurinos de Eduarda Lima, bonecos de Cristiana Henriques e ilustrações de Salvador Lopes, a equipa é feita de recursos endógenos do território de Santa Maria da Feira. A exibição da minissérie nas escolas será acompanhada de um guião de exploração com atividades e tarefas a ser trabalhadas pelas educadoras, que consolidarão os conteúdos junto dos alunos.

O projeto ‘O Crescer do Ler e do Ser’ responde às preocupações manifestadas pelos encarregados de educação ao nível da literacia emergente e da linguagem oral das crianças, visando, sobretudo, a promoção de boas práticas nos jardins de infância. “O Crescer do Ler e do Ser nasce com a intenção de promover o sucesso escolar e implementar aprendizagens significativas. Para um desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças e jovens, é preciso trabalhar as emoções. Hoje mais do que nunca, com o contexto que estamos a viver, é preciso ensinar as crianças a conhecer as diferentes emoções e a saber lidar com elas”, diz a vereadora com o pelouro da Educação, Cristina Tenreiro, lembrando que foi necessário “reinventar e procurar novas soluções para continuar o projeto sem deslocações às escolas. Através do que aprendemos com o ensino à distância, apostámos no digital porque sabíamos que assim conseguiríamos chegar a todos. E como? Através do teatro, através destas maravilhosas personagens, que certamente irão encantar todos”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend