Dia Mundial da Dança assinalado com espetáculo instalação holográfica e masterclass

Data:

Dia Mundial da Dança assinalado com espetáculo instalação holográfica e masterclass

Nos dias 29 e 30 de abril, está de regresso o evento “A Cidade Dança”, promovido pela Câmara Municipal.

“Box 2.0” é uma instalação holográfica que junta dança, tecnologia e artes plásticas. Da autoria São Castro e António M. Cabrita, o projeto, produzido pela Companhia Paulo Ribeiro, vai surpreender o público que passar pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira nas próximas quinta e sexta-feira (29 e 30 de abril).

Essa é uma das propostas da segunda edição de “A Cidade Dança”, evento lançado em 2019 pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que tem curadoria da bailarina e coreógrafa sanjoanense São Castro. Depois de cancelada em 2020 devido à pandemia, esta iniciativa regressa este ano com um programa ajustado às restrições em vigor face à covid-19, mas mantendo o envolvimento das associações e escolas de dança do concelho como uma das suas marcas.

Assinalando o Dia Mundial da Dança (29 de abril), o evento inclui também um espetáculo na Casa da Criatividade, a realizar precisamente nessa data, às 19h00. Trata-se da atuação da Companhia de Dança de Almada, que, desde a sua fundação em 1990, tem estado presente em importantes festivais e encontros de dança festivais, a nível nacional e internacional.

Participou, nomeadamente, na Plataforma Coreográfica Portuguesa de Bagnolet – ACARTE (Lisboa), no Ciclo de Dança do Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Maratona de Dança (Lisboa), Serões Culturais de Faro; XIV e XVI Marató de L´Espectacle (Barcelona), V Semana da Dança (Guimarães), Feria de Teatro Ciudad Rodrigo (Espanha), Capital Europeia da Cultura (Génova) e Shanghai China International Arts Festival, entre outros.

Também no dia 29 de abril, serão publicados nos meios online do Município de S. João da Madeira diversos momentos de vídeo-dança, com a participação de escolas de dança e associações culturais do concelho.

O programa desta segunda edição de “A Cidade Dança” completa-se no dia 30 de abril, com uma masterclass online, por Miguel Ramalho, da Companhia Nacional de Bailado. Esta atividade irá decorrer através da plataforma Zoom, entre as 17h30 e as 20h00. Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do link http://bit.ly/CidadeDancaMasterclass.

“O convite mantém-se: dançamos?”

O repto é lançado pela coreógrafa e bailarina sanjoanense São Castro, que – a convite da Câmara Municipal – assume novamente a curadoria de “A Cidade Dança”. “Na edição deste ano, pretendemos motivar a formação lúdica e profissional na área da dança, promovendo e valorizando as escolas e entidades que se dedicam ao ensino desta área artística, para que novas metodologias, técnicas e práticas do corpo sejam acessíveis a todos os que a procuram”, apresenta São Castro acerca da edição 2021.

Relativamente ao impacto que as restrições impostas pela pandemia têm no evento “A Cidade Dança”, a curadora afirma que todas as iniciativas estão “adaptadas e pensadas para responder ao momento que vivemos, tendo como objetivo a oportunidade de explorarmos em conjunto, seja em âmbito presencial ou digital, o potencial do corpo e deixarmo-nos tocar pela sua expressão e capacidade de nos situar num espaço e num tempo assim, situarmo-nos na vida e no mundo.”

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend