Exposição “Da ria à serra | Portas daqui e dali” do artesão António José Brandão.

Data:

No próximo dia 9 de maio, domingo, pelas 16H, a COMUR-Museu Municipal recebe a inauguração da exposição “Da ria à serra | Portas daqui e dali”, que reúne miniaturas em madeira do artesão António José Brandão.

A mostra pode ser apreciada até ao final do mês de maio, no horário de funcionamento do museu.

DA RIA À SERRA | PORTAS DAQUI E DALI

A construção de portas em madeira, resulta do que os olhos do artesão veem e retêm, por aqui e por ali, nas voltas de bicicleta pelo burgo e também dos passeios de moto (outra paixão), por sítios um pouco mais longe.

O gosto por trabalhar a madeira sempre existiu, mas tornou-se viciante nos últimos meses. Com a pandemia e o confinamento, António José Brandão foi forçado a ficar em casa. Começou a reciclar umas caixas e a fazer casas para pássaros. Depois, ao rever as fotografias que vai tirando por aqui e por ali, saltaram à vista as muitas e diferentes portas em madeira que encontra por todo o lado e que o encantam. Na Murtosa e também em Estarreja, encontrou algumas com, certamente, mais de cem anos. Aqui, mesmo à nossa porta.

Constatou que, por Portugal fora, há o mesmo tipo de portas antigas em diversas localidades e que as podemos encontrar, inclusive, noutros países. Começou por fazer um quadro com uma porta, na seguinte acrescentou outro pormenor, depois este e aquele detalhe; ao fazer uma, tinha logo outra na cabeça; era preciso decidir as cores e escolher os tecidos, acrescentar mais uma rede de mosqueiro numa, um gradeamento noutra. Enfim, um entusiasmo crescente e possibilidades sem fim!

A exposição mostra, pela primeira vez, o talento e a sensibilidade do artesão António José Brandão, o nosso “Tozé da Caixa”.

ANTÓNIO JOSÉ BRANDÃO, por ele próprio.

 

O que vos vou contar são as palavras de alguém que nasceu no segundo mês do ano de 1967, no Hospital de Salreu, e que, com uma esperança enorme no futuro, própria de um jovem de 22 anos, chega, em 1989, no autocarro da Autoviação da Murtosa, à Praça de Pardelhas, para começar a aprender um “ofício para a vida”(era assim naquela altura). Hoje, e depois de ter tido o privilégio raro de poder trabalhar 31 anos, sempre no Concelho da Murtosa, sinto-me ainda mais honrado por viver há 27 anos neste cantinho de “borda de água” de que gosto muito.

Se na terra onde nasci fui e sou o filho do Albino e da Cininha, irmão da Cristina, tio do Rui e cunhado do Manuel Almeida, na Murtosa tornei-me apenas no “Tó Zé da Caixa”, nome simples com que me identifico e que ostento com orgulho pelo seu significado, que é tão só todo o carinho das pessoas da terra que, assim, me batizaram.

Atendendo ao exposto e porque já são mais os anos a residir aqui do que em Salreu, penso que já posso reclamar, com toda a propriedade, o título de cidadão da Murtosa.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend