Iniciado projeto de recolha porta a porta de resíduos biodegradáveis

Data:

O Município de Oliveira de Bairro iniciou, no passado dia 13 de julho, o projeto piloto “Dar Valor é Dar Vida”, com a entrega de contentores próprios para recolha seletiva porta-a-porta dos resíduos urbanos biodegradáveis (RUB).

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, este projeto “coloca o Município numa posição em que antecipa em dois anos o prazo limite para o início da recolha obrigatória de resíduos urbanos biodegradáveis”. A diretiva (UE) 2018/851, do Parlamento Europeu, impõe a recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2023, assim como a preparação da população para a nova realidade de separação dos biorresíduos na origem de produção.

Ainda segundo o autarca, “Oliveira do Bairro é o primeiro Município da área de ação da ERSUC, [entidade que assegura a recolha seletiva de resíduos em 36 concelhos da região Centro] a implementar este tipo de recolha, sendo esta mais uma prova de que temos estado na dianteira da implementação de medidas que promovem a defesa do Ambiente”.

O projeto abrange apenas 50 habitações e os munícipes que se inscreveram já receberam gratuitamente dois contentores, um de 10 e outro de 40 litros, para a colocação dos biorresíduos.

O contentor mais pequeno ficará próximo do local de produção dos resíduos orgânicos, como a cozinha, para que sejam aí depositados. Depois de cheios, são despejados nos contentores maiores (40 litros), colocados à porta das habitações, para recolha periódica pelos serviços da autarquia.

O projeto “Dar Valor é Dar Vida”, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro e financiado por fundos comunitários do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tem como principal objetivo o aumento da quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para a produção de fertilizante natural, diminuindo assim a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro. Por outro lado, pretende-se também promover o esclarecimento da população para a importância da separação dos resíduos na origem e o seu encaminhamento para a reciclagem, provenientes da recolha seletiva.

Atualmente, os RUB são depositados junto com os resíduos urbanos indiferenciados e representam uma percentagem muito significativa, a rondar os 45%, sendo possível compreender o peso desta fração no total de urbanos gerados.

No final deste ciclo, promove-se a economia circular e garante-se a valorização dos resíduos, através do respetivo encaminhamento para o tratamento adequado.

 

Mais informação sobre o projeto aqui.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend