Programa “ColorADD nas Escolas” esta semana em S. João da Madeira

Data:

Com o objetivo de sensibilizar e até detetar eventuais casos de daltonismo em contexto escolar, os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho de S. João da Madeira acolhem, nos nesta terça e quarta-feira (22 e 23 de março), uma equipa do ColorADD, que vai dinamizar uma ação prática de alerta para as dificuldades subjacentes a esta alteração visual, informando da existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia-a-dia.

O programa, de iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira no âmbito do Projeto Educativo Municipal, pretende contribuir para promover a integração social dos alunos com dificuldade na identificação de cores, em particular os portadores de daltonismo. Assim, são realizadas sessões de esclarecimento sobre e rastreios do daltonismo por optometristas, abrangendo cerca de 170 alunos das turmas do 4º ano de escolaridade.

Inédito e diversas vezes premiado por todo o mundo, nomeadamente com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Código ColorADD, desenvolvido pelo designer português Miguel Neiva, consiste num “alfabeto universal de cores” representado por símbolos gráficos, permitindo a integração dos daltónicos em todas as atividades que exigem o reconhecimento da cor. Estima-se que, em todo o mundo, existam 350 milhões de pessoas com esta limitação que impede a correta identificação das cores.

Além da vertente de sensibilização com a aplicação de exercícios práticos para dar a conhecer como um daltónico vive o seu dia-a-dia, a equipa do ColorADD estabelece parcerias com óticas locais e nacionais, de forma a que em cada sessão seja possível a realização de rastreios visuais e de daltonismo, quer permitam identificar casos de crianças daltónicas.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend