“Guardiões dos Rios” vão vigiar cursos de água do concelho em Santa Maria da Feita

Data:

Os últimos anos trouxeram uma melhoria generalizada da qualidade dos cursos de água de Santa Maria da Feira, conseguida através de ações de proteção ambiental e também do alargamento de redes e de infraestruturas que recolhem, encaminham e tratam águas residuais, evitando que contaminem o meio ambiente. Contudo, as massas de água deste concelho continuam a ser alvo de forte pressão, principalmente, devido a rejeições indevidas de águas residuais industriais e domésticas.

Para promover a deteção e fiscalização de descargas indevidas de saneamento, bem como para dissuadir outras ações poluidoras dos cursos de água, foi criado o projeto “Guardiões dos Rios”, com nome e objetivo inspirados na tradicional profissão dos guarda-rios. Será a equipa da INDAQUA Feira, gestora do abastecimento de água e gestão de águas residuais no concelho, a garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas, identificando e atuando, em tempo real, sobre descargas de efluente não tratado. A equipa de “Guardiões” será ainda responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.

“A monitorização dos cursos de água integra já o habitual trabalho da INDAQUA Feira, em articulação com a autarquia, a APA e outras entidades ambientais, que, em conjunto, identificaram a necessidade de aumentar o número e frequência destas ações de controlo dos rios. Com esta iniciativa reforçamos o nosso compromisso para com a proteção das linhas de água do concelho e a diminuição dos riscos ambientais que o concelho enfrenta, alocando uma equipa de profissionais especializada a este trabalho. Serão eles os «Guardiões dos Rios»”, explica Daniel Cardoso, Diretor Geral da INDAQUA Feira.

Esta equipa de “Guardiões dos Rios” representa a materialização, no terreno, de um protocolo de atuação conjunta e partilhada entre a INDAQUA Feira, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Agência Portuguesa do Ambiente, que ficará responsável pela instrução dos processos de contraordenação, quando se confirmem casos com efeitos danosos para o ambiente.

O início da colaboração foi assinalado no Dia Mundial da Água (22 de março), com a assinatura simbólica do protocolo que prevê ainda o reforço da sensibilização da população para a despoluição das bacias hidrográficas deste concelho. Neste âmbito, a INDAQUA Feira vai reforçar a capacidade de resposta imediata a todas as denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência (256 371 510).

“A proteção do ambiente depende de todos e estamos certos de poder contar com a população feirense para conseguir este objetivo. Queremos não só implementar ações de sensibilização ambiental sobre a importância das nossas zonas ribeirinhas, mas também garantir que as pessoas sabem como denunciar, quando forem confrontadas com casos potenciais de poluição que possam ser prejudiciais à qualidade dos nossos rios”, adianta Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

De recordar que o concelho de Santa Maria da Feira está localizado na fronteira de duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do Douro e a Bacia do Vouga, a que estão associadas diferentes sub-bacias como a do Rio Uíma, do Rio Inha e da Ribeira de Mosteiro (Bacia do Douro) ou a da Ribeira do Cáster e do Rio Ul (Bacia do Vouga).

Imagens disponíveis em: https://tinyurl.com/INDAQUAguardioesdosrios

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend