Câmara de Águeda reforça parceria para dinamização das residências artísticas

Data:

A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a Improvise & Organize Associação Cultural para a dinamização do Programa de Residências Artísticas  AGITLab, que apoia artistas emergentes, nacionais e internacionais, que trabalham em todas as disciplinas artísticas, por meio de residências de curta e longa duração.

“As residências artísticas, como laboratórios experimentais do pensamento crítico e da criatividade, são umas aposta estratégica do Município para desenvolver e fomentar a criação artística em Águeda, contribuindo para a afirmação do concelho, nacional e internacionalmente, como produtor de arte e cultura, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que reflete uma aposta clara e estratégica na criação artística, na coprodução e no envolvimento da comunidade em torno da arte.

O AGITLab, assente neste conceito de experimentação contemporânea, dá aos artistas uma liberdade criativa que lhes permite explorar, experimentar e desenvolver o seu trabalho de uma forma disruptiva. Este espaço de criação na cidade de Águeda tem sido casa, nos últimos anos, para muitos artistas nacionais e internacionais, que aqui têm o trampolim para brilhar em palcos por todo o mundo.
Nas residências artísticas de Águeda cruzam-se e colaboram as mais diversas disciplinas da arte, indústria, educação, ciência e sociedade, dentro e fora dos circuitos artísticos habituais, procurando, em cada projeto criar soluções inovadoras e novos formatos.

Este programa consolida a imagem de Águeda como cidade de produção criativa, um espaço de criação que visa o crescimento mútuo dos artistas, da indústria cultural da cidade e concelho, projetando as várias expressões artísticas aqui criadas nos contextos regionais, nacionais e internacionais. Edson Santos reforça que o AGITLab dá também a oportunidade à populacional local de interagir com uma produção criativa variada, durante o processo.

A parceria municipal com a Improvise & Organize Associação Cultural, que acontece desde 2019, engloba vários projetos, com vista à descentralização da arte através da criação e promoção de projetos artísticos. As suas intervenções consistem em atividades regulares nas mais variadas vertentes das artes, com especial enfoque no circo, na dança e arte contemporânea, residências artísticas internacionais, arquitetura efémera, instalações, no teatro físico, na música eletrónica experimental e projetos sociais participativos com jovens.
O trabalho desenvolvido tem permitido criar hábitos culturais entre a comunidade, assim como no âmbito da criação e promoção de expressões artísticas contemporâneas do concelho e da região.

O protocolo com a Improvise & Organize Associação Cultural, hoje assinado, que prevê um apoio financeiro de 22 mil euros, pressupõe, entre outras atividades ao longo do corrente ano, a realização de Open House, um projeto que consiste no acolhimento de um mínimo de 12 residências artísticas. Todas as residências terão resultados práticos e que se irão refletir na comunidade, desde performances, exposições, workshops, entre outros, com o objetivo de complementar a programação cultural nos diferentes espaços do Município (Centro de Artes de Águeda, Biblioteca Municipal Manuel Alegre, Parque Alta Vila, Festival AgitÁgueda, programação natalícia, entre outros).

Está prevista a realização, tal como nos últimos anos, do Circo AGITado, um projeto de circo itinerante que é levado às freguesias, e entre maio e julho, 12 artistas estarão presentes na edição deste ano do projeto Bienal Intersection, uma cooperação entre Águeda e Montreal, interligados com o AgitÁgueda  Art Festival, em que canadenses e portugueses prometem uma explosão de cor e criação.

Entre outros projetos, este ano, no âmbito do JAB – Jelsa Art Biennial, um festival de arte que decorre na ilha de Hvar (Croácia), em julho, quatro jovens artistas aguedenses terão oportunidade de expor o seu trabalho na Croácia, resultante de uma Open Call que decorrerá previamente. Em 2024, esta parceria traduzir-se-á na participação de artistas croatas no AGITLab 2024.

Será ainda dinamizado o Projeto Órbita, uma residência com artistas e tutores de diferentes áreas que se reúnem em Águeda para partilhar e cruzar as suas práticas e pensamentos, em volta de temáticas da criação contemporânea.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend