Amigos do Cáster pedem medidas de salvaguarda da Árvore
Classificada da Biblioteca de Ovar

Data:

Este Sábado (06/05/2023) o tronco da Árvore da Biblioteca de Ovar rachou, muito provavelmente devido a excesso de peso dos ramos e da densa folhagem que suportava.

Os Amigos do Cáster já solicitaram ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e à Câmara Municipal de Ovar que estas duas entidades articulem a adopção das medidas que possam garantir a salvaguarda deste exemplar de Feijoeiro-da- Índia (Erythrina crista-galli L.).

Quer por efeito do mau tempo, quer por falta de cuidado na sua preservação, quer por acção humana, vários foram os obstáculos que esta árvore tem enfrentado, e que lhe foram valendo epítetos como “A sobrevivente” ou “A árvore das 7 vidas”.

A “Árvore da Biblioteca” encontra-se classificada como “árvore de interesse público” desde 2021, na sequência de um processo então promovido pelos Amigos do Cáster junto do ICNF, entidade que reconheceu que a “particular importância e atributos do exemplar são reveladores da necessidade de cuidadosa conservação e justificam o relevante interesse público da sua classificação”.

Sabemos que a população de Ovar continuará estará junta na defesa da sua – da nossa – árvore. Os Amigos do Cáster continuarão atentos e empenhados neste objectivo de proteger, conservar e valorizar a Árvore da Biblioteca!

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend