Lília Gala apresentou monografia sobre o Troviscal – Oliveira do Bairro  

Data:

Foi apresentado domingo, 26 de Novembro, o livro “Troviscal, laços de História”, de Lília Gala, editado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. 

O evento decorreu na Casa do Povo do Troviscal e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, num espaço decorado pela escritora, que recriou alguns dos cenários e ambientes de outrora descritos no seu livro.  

A apresentação da obra foi feita pelo também escritor Grangeia Seabra, contando ainda com Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, que escreveu o prefácio.  

A autarca referiu que “as tradições são parte identitária de qualquer povo, razão pela qual considero esta obra de Lília Gala um trabalho de superior importância e que constitui um valioso contributo para a compreensão e preservação do património cultural do nosso Concelho”. 

Nas palavras de Lília Gala, este livro pretende “perpetuar a vida difícil das gentes rurais e prestar a minha homenagem a esses homens que lutaram até lhes faltar o fôlego, à chuva, ao vento e ao frio, para que nunca faltasse o pão na mesa das suas famílias.”  

“Troviscal, laços de História”, a segunda obra de Lília Gala, depois de ter lançado “Na poesia me embalo”, em 2022, dá a conhecer, de forma abrangente e detalhada, aspetos da história e cultura da sua terra natal, em formato monografia. 

Lília Maria Gala Rodrigues dos Santos, nasceu na rural e pacata aldeia da Póvoa do Carreiro, Troviscal, que pertence atualmente à União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. 

Começou o seu percurso académico na Escola Primária do Troviscal, em 1959, tendo passado pelo Colégio Gil Vicente, hoje EB Frei Gil, em Bustos, e depois pelo Colégio do Infante (Escola Secundária de Oliveira do Bairro), tendo concluído o Curso do Magistério Primário, em Coimbra, hoje Escola Superior de Educação, em 1974. 

Mais tarde, como trabalhador-estudante, concluiu a licenciatura na Escola Jean Piaget, em Arcozelo, Gaia. 

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Albergaria animais que esperam adopção recebem camas de vestuário reciclado

No âmbito da Loja Verde, do Projeto “To Be...

Marca “MONDEGO – BUSSACO” procura promover território da Mealhada, Mortágua e Penacova

A marca Mondego-Bussaco foi publicamente apresentada, com o objetivo...

A Câmara da Mealhada investiu cerca de um milhão de euros na aquisição de viaturas

Cifra-se já em um milhão de euros a aquisição...

Carnaval de Albergaria não ficou atrás dos carnavais “famosos” de Portugal

O Carnaval de Albergaria-a-Velha é uma organização da Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria, em parceria com a Câmara Municipal
Send this to a friend