More
    InícioÁguedaAções de vigilância nas várias áreas florestais do concelho de Águeda

    Ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho de Águeda

    Programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho, decorrerá de 1 a 22 de Agosto e as inscrições estão abertas

    A Câmara Municipal de Águeda tem abertas as inscrições para o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), vai decorrer de 1 a 22 de Agosto e envolverá jovens entre os 14 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

    As inscrições podem ser feitas através do registo na plataforma digital do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail [email protected] ou do número 961 708 291.

    Esta é uma medida que procura incentivar os jovens do concelho a se envolverem em ações de voluntariado nas zonas florestais do concelho. O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.

    “O valor da floresta” é o tema da ação deste ano, que visa promover ações de vigilância, a pé ou de bicicleta, bem como sensibilizar a população naquela que é a época do ano mais crítica para a ocorrência de incêndios rurais, fomentando o sentido de cuidar e valorizar a floresta.

    Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

    Artur Arede
    Artur Arede
    Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

    MAIS VISTAS

    PUBLICIDADEspot_img