Amigos do Cáster pedem medidas de salvaguarda da Árvore
Classificada da Biblioteca de Ovar

Data:

Este Sábado (06/05/2023) o tronco da Árvore da Biblioteca de Ovar rachou, muito provavelmente devido a excesso de peso dos ramos e da densa folhagem que suportava.

Os Amigos do Cáster já solicitaram ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e à Câmara Municipal de Ovar que estas duas entidades articulem a adopção das medidas que possam garantir a salvaguarda deste exemplar de Feijoeiro-da- Índia (Erythrina crista-galli L.).

Quer por efeito do mau tempo, quer por falta de cuidado na sua preservação, quer por acção humana, vários foram os obstáculos que esta árvore tem enfrentado, e que lhe foram valendo epítetos como “A sobrevivente” ou “A árvore das 7 vidas”.

A “Árvore da Biblioteca” encontra-se classificada como “árvore de interesse público” desde 2021, na sequência de um processo então promovido pelos Amigos do Cáster junto do ICNF, entidade que reconheceu que a “particular importância e atributos do exemplar são reveladores da necessidade de cuidadosa conservação e justificam o relevante interesse público da sua classificação”.

Sabemos que a população de Ovar continuará estará junta na defesa da sua – da nossa – árvore. Os Amigos do Cáster continuarão atentos e empenhados neste objectivo de proteger, conservar e valorizar a Árvore da Biblioteca!

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend