Início das obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova

Data:

Tiveram início, na passada semana, as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro – Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).

A intervenção pretende recuperar e estabilizar o cordão dunar no

, entre a Praia da Barra e da Costa Nova, a sul do Porto de Aveiro, numa extensão aproximadamente de 1.236 metros, com a colocação de paliçadas, plantação de espécies autóctones que contribuem para a fixação das areias na duna e com a colocação de passadiços sobrelevados que permitem a circulação de pessoas, entra as duas praias, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

Outro objetivo prende-se com a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destaca “a importância deste projeto e desta obra, há muito desejada e esperada, enquadrada na defesa do meio ambiente, na integração do homem com a natureza e na prevenção costeira face às alterações climáticas, nomeadamente as que são provocadas pelo impacto das mutações constantes do nível do mar e do impacto das marés na conservação do cordão dunar”.

Além disso, a Autarquia realça a importância para a defesa e implementação de medidas preventivas que minimizem eventuais impactos ambientais, recordando que o Município de Ílhavo é um dos pioneiros na aprovação de um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend