Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills

Data:

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, dá o arranque oficial ao seu programa de atividades no próximo fim de semana, 10 e 11 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

O projeto de valorização conjunta do património molinológico dos cinco concelhos foi distinguido no âmbito do programa ALA + T – Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo, sendo a sua concretização apoiada pelo Turismo de Portugal. A Rota dos Moinhos de Portugal pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados, como um produto turístico.

Entre os vários objetivos da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills está a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.

O programa de atividades do Dia Nacional dos Moinhos vai decorrer em simultâneo nas redes sociais dos cinco municípios, com a apresentação do projeto intermunicipal agendado para as 11h00 de sábado. No mesmo dia, pelas 18h00, a população é convidada a visitar, de forma virtual, os moinhos que compõem a Rota e que são uma marca da identidade cultural e etnográfica das comunidades locais.

No domingo, pelas 11h00, as famílias podem reunir-se à volta de uma Hora do Conto apresentada por 5 vozes | 5 territórios, com base no livro Vale dos Moinhos, de Noelia Blanco e Valeria Docampo. Pelas 16h00, os livros continuam em destaque com a leitura dramatizada de um trecho da obra O Último Moleiro do Rio, de Armando Ferreira. A fechar o programa das comemorações, pelas 17h00, uma mensagem dos Executivos das Câmaras Municipais que integram a Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

A curto prazo pretende-se integrar, na rede, mais municípios que tenham uma oferta similar e que apresentem uma dinâmica ativa na preservação e disponibilização dos moinhos para a visitação turística.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend