Nova campanha de combate ao desperdício alimentar

Data:

O Município de Albergaria-a-Velha vai promover uma nova campanha de combate ao desperdício alimentar, desta vez, centrada no aproveitamento da denominada “fruta feia”, que aparentemente não é apelativa para o consumo, mas que pode ser utilizada de outras formas. A campanha tem início na manhã de 27 de novembro no Mercado Municipal “A Praça” e integra o programa de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

No Mercado Municipal vão ser colocados vários cestos, onde os operadores podem colocar, no final do dia, a fruta que sobrou e que não possui as características adequadas para uma venda posterior (estar um pouco “tocada”, por exemplo), mas que ainda tem qualidade para ser consumida ou transformada noutros produtos. A Autarquia recolhe a fruta, acondiciona-a e entrega-a nas IPSS do Concelho, que a aproveitam para a confeção de compotas, saladas de fruta e outras sobremesas.

Além dos operadores do Mercado Municipal, os munícipes, que tenham árvores de fruto nos seus quintais, também podem participar, entregando o excesso produzido, e não consumido, no serviço de segurança do Mercado Municipal. A fruta entregue também será encaminhada para as instituições locais.

Em Portugal, cada pessoa desperdiça cerca de 100 quilos de alimentos por ano, o que representa aproximadamente 17% de todos os alimentos produzidos para consumo humano no país. Salienta-se que 45% do desperdício diz respeito a frutas e hortaliças.

O desperdício alimentar convoca questões ambientais, económicas, sociais e éticas. Estima-se que toda a comida que acaba no lixo daria para alimentar as 870 milhões de pessoas ao redor do mundo que passam fome todos os dias. Desperdiçar alimentos é desperdiçar trabalho, água, energia, combustível e outros recursos.

A página de Internet do Município disponibiliza informação útil e prática para combater o desperdício alimentar aqui.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend