Ílhavo promove Encontro de Políticas Públicas no Envelhecimento 

Data:

A Câmara Municipal de Ílhavo promove o “4.º Encontro de Políticas Públicas na área Envelhecimento” no dia 13 de fevereiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com o tema “Inovação e Ciência feita pelas Mulheres para os Mais Velhos”. 

O Encontro inicia-se às 9h30 com a exibição do documentário “Entrelinhas”, estando a abertura oficial do Encontro marcada para as 10h com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo. 

O programa aborda os temas “Novos métodos para trabalhar com a comunidade sénior – Prescrição Social”, com Louíse Hoffmeister (Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa), e “Inovação Tecnológica”, com Pedro Rocha (Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar). 

“Inovação e Ciência feita pelas mulheres para os mais velhos” será o mote para uma conversa sobre a investigação e criação no Laboratório do Envelhecimento com Joana Portugal (Cooperativa Aproximar – Amadora), Ana Veloso (Universidade de Aveiro), Susana António (Projeto “A Avó Veio Trabalhar”) e Rosângela Sousa (Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria do Centro de Saúde de Ílhavo). A moderação será de Sara Guerra (Universidade de Aveiro). 

Seguir-se-á o debate “O presente e o futuro das políticas públicas no envelhecimento” com Alexandra Rodrigues (Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDRC) e Luís Jacob (Presidente da Rede Universidades Seniores), moderado por Mariana Ramos (Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo). 


Durante a tarde, há oficinas práticas para trabalho, com distribuição por grupos, em torno das seguintes temáticas :“Plantar e estimular os mais velhos”, com Élia Maricato (Associação BioLiving); “Como criar uma Comissão de Proteção ao Idoso?”, com Daniela Oliveira e Ana Mota (Comissão de Proteção ao Idoso de Penafiel); “Como implementar um curso de prevenção de quedas?”, com Mónica Santos (Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços Mar e Ria”); “Como pedir o estatuto do cuidador informal”, com Raquel Neves e Catarina Barradas (Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes de Aveiro);  “Que financiamento existe para os meus projetos sociais?”, com Andreia Dias (Cooperativa de Solidariedade Social e Educação de Vila Nova Gaia) e “Desenho empático e criativo de tecnologia digital para um envelhecimento ativo e saudável”, com Francisco Regalado (Universidade de Aveiro). 

O encerramento será assinalado com o tema “Promovam a inovação nos projetos com os mais velhos!” com Alexandra Neves (Portugal Inovação Social). 

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Formulário online

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend