Projeto “Tenho um amigo” une alunos de Águeda e Cabo Verde – ilha do Sal

Data:

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do protocolo de geminação com o Município do Sal (Cabo Verde), está a realizar um conjunto de iniciativas ligadas ao turismo, cultura, educação e ambiente, entre outras.

A mais recente é o projeto “Tenho um amigo”, cuja primeira atividade aconteceu ontem, na Escola Básica Fernando Caldeira, onde os alunos da turma do 6.º I tiveram uma “aula” online em conjunto com os “colegas” da turma do 6.º J da Escola do Sal.

Nesta aula, os alunos fizeram uma apresentação individual de cada um, falando sobre diversos aspetos da sua cultura e dos seus territórios, apresentando Águeda e o Sal através de dois pequenos vídeos. Dada a proximidade da época natalícia, o tema foi naturalmente abordado, com enfoque nas tradições de cada país, na alimentação e outros costumes. Os estudantes trocaram ainda ideias sobre atividades dos tempos livres e do quotidiano.

“É muito interessante ver a interação entre os alunos das duas comunidades, as diferenças culturais e como têm tanto em comum. Esta é mais uma oportunidade para que os laços entre comunidades tão distantes geograficamente se criem e reafirmem”, defendeu Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que acompanhou esta primeira aula.

Evidência dessa união e criação de ligações é o facto de os alunos terem marcado para janeiro a troca de correspondência entre si, por forma a garantirem que continuarão em contacto.

Este é um projeto que irá prosseguir em 2022, com ligações periódicas (a próxima já em janeiro) entre as duas turmas, onde continuarão a ser abordadas as temáticas relacionadas com lendas e histórias locais, projetos ambientais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend