A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai reforçar o apoio financeiro ao Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada, localizado na vila do Troviscal

Data:

O apoio que a autarquia já concedia através de uma comparticipação por aluno do regime supletivo e estabelecido no contrato-programa anterior, foi agora estendido aos alunos do regime livre. Os valores são iguais em ambos os casos (supletivo e livre): 1.000 euros para alunos do concelho e 500 euros para os não residentes.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, defendeu esta decisão, explicando que este reforço do apoio “prende-se com o entendimento que temos sobre a importância de mantermos no concelho um projeto educativo e artístico com esta qualidade, que é uma referência a nível regional e nacional”.

Ainda segundo a autarca, “o aumento das despesas, devido à inflação, e alguma perda de receitas que o Conservatório tem sofrido nos tempos mais recentes, tem colocado a instituição numa situação difícil, que urge mitigar, em reconhecimento do importante serviço que presta à formação e desenvolvimentos dos jovens do nosso concelho e da região”.

Para além da referida comparticipação financeira dada aos alunos dos regimes supletivo (que frequentam o curso de música de forma complementar ao ensino regular) e livre (sem ligação ao ensino oficial) e da cedência das instalações da própria sede do conservatório, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai continuar a responsabilizar-se pela realização de todas as obras necessárias à conservação e manutenção do edifício, pelo fornecimento de todo o mobiliário e materiais de escritório e de limpeza e higiene, suportando também as despesas decorrentes dos consumos de água, eletricidade, comunicações e combustível de aquecimento.

O Município vai também continuar a comparticipar em 50% a despesa da instituição com a aquisição de instrumentos musicais, para além de afetar uma assistente operacional da área da Educação a esta escola, tendo em conta as aulas que ali são lecionadas no âmbito do ensino articulado.

Em termos orçamentais, a autarquia tem prevista uma verba máxima de 60 mil euros anuais para este conjunto de apoios.

O Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada é uma escola de ensino artístico especializada com planos de estudo oficiais, homologada pelo Ministério da Educação.

A sua oferta formativa, em música, dança e teatro, inclui cursos oficiais do ensino artístico especializado, em regime articulado com as escolas do ensino regular, a partir do 1.º ano de escolaridade. Inclui ainda modalidades infantis (pré-escolar) e cursos livres para qualquer idade. Para além da componente letiva a escola proporciona ainda um leque variado de atividades das quais se destacam concertos, cursos, palestras, exposições e estágios.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend