A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai reforçar o apoio financeiro ao Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada, localizado na vila do Troviscal

Data:

O apoio que a autarquia já concedia através de uma comparticipação por aluno do regime supletivo e estabelecido no contrato-programa anterior, foi agora estendido aos alunos do regime livre. Os valores são iguais em ambos os casos (supletivo e livre): 1.000 euros para alunos do concelho e 500 euros para os não residentes.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, defendeu esta decisão, explicando que este reforço do apoio “prende-se com o entendimento que temos sobre a importância de mantermos no concelho um projeto educativo e artístico com esta qualidade, que é uma referência a nível regional e nacional”.

Ainda segundo a autarca, “o aumento das despesas, devido à inflação, e alguma perda de receitas que o Conservatório tem sofrido nos tempos mais recentes, tem colocado a instituição numa situação difícil, que urge mitigar, em reconhecimento do importante serviço que presta à formação e desenvolvimentos dos jovens do nosso concelho e da região”.

Para além da referida comparticipação financeira dada aos alunos dos regimes supletivo (que frequentam o curso de música de forma complementar ao ensino regular) e livre (sem ligação ao ensino oficial) e da cedência das instalações da própria sede do conservatório, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai continuar a responsabilizar-se pela realização de todas as obras necessárias à conservação e manutenção do edifício, pelo fornecimento de todo o mobiliário e materiais de escritório e de limpeza e higiene, suportando também as despesas decorrentes dos consumos de água, eletricidade, comunicações e combustível de aquecimento.

O Município vai também continuar a comparticipar em 50% a despesa da instituição com a aquisição de instrumentos musicais, para além de afetar uma assistente operacional da área da Educação a esta escola, tendo em conta as aulas que ali são lecionadas no âmbito do ensino articulado.

Em termos orçamentais, a autarquia tem prevista uma verba máxima de 60 mil euros anuais para este conjunto de apoios.

O Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada é uma escola de ensino artístico especializada com planos de estudo oficiais, homologada pelo Ministério da Educação.

A sua oferta formativa, em música, dança e teatro, inclui cursos oficiais do ensino artístico especializado, em regime articulado com as escolas do ensino regular, a partir do 1.º ano de escolaridade. Inclui ainda modalidades infantis (pré-escolar) e cursos livres para qualquer idade. Para além da componente letiva a escola proporciona ainda um leque variado de atividades das quais se destacam concertos, cursos, palestras, exposições e estágios.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend