Escola Ferreira da Silva em Cucujães foi inaugurada

Data:

A requalificação e modernização da escola básica e secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, foi inaugurada esta segunda-feira, tendo a cerimónia contado com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A ansiada requalificação adaptou o espaço educativo às novas exigências, “melhorando as condições de aprendizagem, criando condições para uma melhor formação e capacitação das nossas crianças, para que sejam mais felizes, tenham sucesso e venham a tornar-se melhores cidadãos”, adianta o Presidente da Câmara Municipal. “Temos aqui a oportunidade de influenciar o futuro delas, o que é extremamente gratificante para todos nós”, refere ainda o presidente da Câmara Municipal, no momento inaugural.

O investimento foi de 2,2 milhões de euros e resultou do esforço financeiro da Câmara Municipal e do Ministério da Educação.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, releva “o dia marcante para todos, docentes e não docentes, para a comunidade educativa alargada (pais, alunos, junta freguesia e câmara municipal)”, referindo que “com esta intervenção beneficiamos os mais de 400 alunos que aqui estudam e todos os que por aqui ainda passarão”. Salienta ainda, “a importância da construção dos projetos pedagógicos desta escola, colocando como prioridade, pensar cada um dos projetos educativos, desde a educação inclusiva, a visão importante do ensino profissional e o ensino articulado como companheiro para a vida”.

O presidente da Câmara Municipal, pediu a colaboração do Ministro porque apesar dos importantes investimentos que estão a acontecer no concelho na requalificação do parque escolar “é determinante a construção de um centro escolar na EBS Ferreira de Castro e, também, na freguesia de Ossela”. “Adjudicamos a segunda fase da obra da Escola de Fajões, um investimento crucial e também há muito aguardado, um investimento de 2,6M€”, reforça.

Para o diretor do agrupamento de escolas, António Figueiredo, este momento é uma “viragem de mais uma página significativa da história recente do nosso agrupamento de escolas, uma obra que conclui um anseio de 35 anos”. Acrescenta que “a substituição de equipamentos obsoletos e degradados que já não ofereciam condições para um uso de qualidade vem oferecer bem-estar, funcionalidade e uma melhoria da qualidade do serviço de ensino”. No final da sua intervenção deixou um “agradecimento especial à câmara municipal que, no âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências na área da educação, tem sido um parceiro inestimável”.

O édil agradece a todos os que contribuíram de forma determinante para a concretização desta importante obra no concelho, referindo a resposta transversal existente na educação, desde a pré-escola à Universidade Sénior, passando pelo Ensino Superior e englobando os diferentes níveis de ensino. Para a Câmara Municipal a aposta na educação é uma aposta no futuro e por isso, “traçamos uma aposta estratégica absolutamente fundamental na área da educação”, refere.

Por fim, parafraseia Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, deixando umas últimas palavras a Tiago Brandão Rodrigues, “conte com o município de Oliveira de Azeméis para mudar a educação no nosso concelho, na nossa região e no nosso país!”.

O ministro, Tiago Brandão Rodrigues, finaliza reforçando “o novo momento desta escola para lançar novas gerações de jovens e crianças desta terra”.

Este investimento, ao abrigo do financiamento do Pacto de Desenvolvimento e Coesão territorial (PDCT), dotou a freguesia de Cucujães e o parque escolar do concelho com mais uma infraestrutura exemplar oferecendo aos alunos todas as condições para o sucesso escolar. A empreitada envolveu a melhoria dos cinco blocos de aulas, o edifício polivalente/refeitório e os arranjos exteriores e foi cofinanciada por fundos comunitários através do programa NORTE-08-5673-FEDER- 000118.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa

Poesia à Mesa celebra este mês de Março os 50 anos de Abril 

Até 21 de Março, o Festival Literário Poesia à Mesa...
Send this to a friend