Estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica disponível em Oliveira de Azeméis

Data:

Oliveira de Azeméis tem a funcionar, há dois meses, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género.

O gabinete de atendimento funciona todas as quartas-feiras nas instalações da Divisão Municipal de Ação Social, situada na rua dos Bombeiros Voluntários, nº 17, junto à igreja matriz. O atendimento é assegurado por uma equipa especializada com agendamento prévio através dos contactos 919 680 097, 964 184 860, 256 365 665 ou do email [email protected]

O atendimento é feito mediante prévia sinalização/referenciação, encaminhamento e agendamento, salvo situações de crise/emergência cujo atendimento possui carácter prioritário sendo realizado no imediato.

Esta resposta está implementada em todos os municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) e surgiu como resposta à necessidade de consolidar uma rede territorial de prevenção e intervenção no fenómeno da violência doméstica de forma deslocalizada e descentralizada promovendo a segurança, capacitação e autonomia das vítimas.

O “Espaço Trevo” é, desde 2006, a estrutura de atendimento/acompanhamento/apoio especializado a vítimas de violência doméstica e de género com respostas inovadoras, diferenciadas e em rede com parceiros estratégicos, que, vem agora, ser alargada aos seis municípios da Associação de Município de Terras de Santa Maria.

Objetivos da Estrutura de Atendimento

1 – Garantir o atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica e violência de género (mulher, homem, criança, adulto e idoso) nas seguintes valências:
– Intervenção na crise
– Apoio informacional, psicossocial
– Apoio Social
– Apoio Psicológico
– Aconselhamento Jurídico
2 – Dinamizar ações formativas para públicos-alvo estratégicos
3 – Desenhar um projeto de intervenção comunitária dirigida a aspetos preventivos da violência doméstica e de género
4 – Recolher dados sistemáticos sobre a violência doméstica, procedendo à sua respetiva análise e acompanhamento das vítimas

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend